Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES recebe visita de comitiva do Ceará para troca de experiências

Equipe do Sistema OCB/CE e do Sistema OCB nacional desembarcaram em solo capixaba para conhecer boas práticas na área de Relações Institucionais


12/04/2024 17:00 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Reunião de apresentação da Assessoria de Relações Institucionais do Espírito Santo. Foto: divulgação/ Sistema OCB/ES

Entre ontem e hoje (11 e 12/4) o Sistema OCB/ES recepcionou uma delegação composta por representantes do Sistema OCB/CE, organização que representa as cooperativas no estado do Ceará, e membros do Sistema OCB. A visita teve como propósito central promover uma troca de experiências sobre a atuação das organizações na área de Relações Institucionais.

O grupo desembarcou no Espírito Santo na manhã da última quinta-feira (11/4). Por parte do Sistema OCB/CE, estavam presentes o superintendente José Aparecido dos Santos; o analista de Comunicação Social, Rafael Mesquita; o analista de Projetos, Antônio Gilvanilson Rodrigues da Silva; e a analista de Relações Institucionais, Roberta Feitosa.

O superintendente José Aparecido já observava à distância o trabalho realizado pelo Sistema OCB/ES, e isso o motivou a contatar o Sistema OCB para organizarem uma visita ao Espírito Santo. “A gente sabia que estaríamos vindo aqui como uma escola e para conhecer. Conhecer não só aquilo que se faz, mas o empenho das pessoas, o compromisso que elas têm”, refletiu.

A liderança afirma que a visita ao estado foi enriquecedora. “A experiência foi fantástica. As expectativas foram superadas e tive uma verdadeira aula aqui. A forma como o Sistema OCB/ES apresenta seu jeito de atuar vem com uma garra muito grande. Futuramente vou trazer uma equipe maior, porque acredito que se as pessoas que trabalham comigo passarem por aqui, isso vai ajudar muito”, disse.

Membros da Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB também vieram ao estado para acompanhar e mediar o intercâmbio de experiência entre as duas coirmãs. Entre eles estava o coordenador de Relações Governamentais da organização, Eduardo Queiroz, acompanhado dos analistas João Penna e Thereza Raquel.

Queiroz informou que a ação faz parte do Programa de Educação Política do Cooperativismo Brasileiro, iniciativa que fomenta a conscientização, o engajamento e a participação política das coops no país, potencializando sua representação político-institucional. No último ano, o programa definiu ciclos de atuação até 2026. O foco de 2024 é a especialização, que consiste no aperfeiçoamento das habilidades e técnicas das equipes que atuam nessa área.

“Essa visita que fizemos é um dos tipos de iniciativas que integram o programa, com o objetivo de identificar ações e boas práticas em todo o Brasil em termos de representação institucional. O Sistema OCB/ES é uma referência para as outras organizações estaduais aprimorarem a sua atuação de defesa e de representação institucional”, argumentou Queiroz.

 

PROGRAMAÇÃO

Durante os dias de estadia em solo capixaba, a comitiva participou de uma série de atividades para entender o modo de atuação do Sistema OCB/ES em todos os âmbitos, mas com enfoque na área de Relações Institucionais.

No primeiro dia (11/4) o grupo foi recepcionado na Casa do Cooperativismo Capixaba e participou de uma apresentação da Assessoria de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES. O assessor David Duarte e o assistente Renan Reis, responsáveis pelo setor, conduziram a conversa e falaram sobre os principais avanços e desafios de representação institucional do coop no estado.

O grupo também visitou a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A comitiva  pôde conversar com o presidente da casa, o deputado Marcelo Santos, e com o presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo, o deputado Allan Ferreira. O grupo conheceu em detalhes o funcionamento da comissão no estado e como os pleitos do modelo de negócio são tratados na casa legislativa estadual.

Hoje (12/4) o grupo compareceu à sede do Sistema OCB/ES para ter um contato mais direto com todos os setores da organização estadual. As equipes da instituição apresentaram sua atuação sistêmica, bem como um panorama geral do cooperativismo no estado, com dados do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2023.

No período da tarde, as agendas aconteceram no município da Serra, com visitas à prefeitura e à câmara de vereadores do município[E1] . Foram realizadas reuniões com os agentes políticos para entender a parceria do poder público com as cooperativas do estado.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, expressa sua honra em receber os colegas. “É sempre um prazer enorme receber nossas irmãs dos outros estados, pois significa que somos referência em nossa forma de atuação. Um dos princípios do cooperativismo é a intercooperação, e essas visitam reforçam esse valor na prática. A troca de experiências é sempre positiva. Agradeço ao superintende José Aparecido pela confiança”, enfatizou.

Para o Eduardo Queiroz, a troca de informações entre as organizações estaduais encurta caminhos. “Essa troca de expertises nas boas práticas de representação fazem com que as organizações estaduais consigam atingir seus resultados em muito menos tempo e com muito mais eficiência”, destacou.

Comitiva reunida após a apresentação sistêmica do Sistema OCB/ES. Foto: divulgação/ Sistema OCB/ES

Tags

sistema ocbes visita

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop