Carregando...

Registro e Cadastro

Conforme determina a Lei 5.764/71, em seu Art. 107, as cooperativas são obrigadas, para seu funcionamento, a registrar-se na Organização das Cooperativas Brasileiras. A partir do registro passa a integrar, para todos os efeitos, ao Sistema OCB/ES e adquire direitos e deveres. 

No caso da cooperativa se expandir para além do estado em que está sediada sua matriz, poderá solicitar averbação do registro da filial na unidade da OCB do estado em que estiver atuando, estreitando relacionamento com o Sistema Cooperativista local, fortalecendo o cooperativismo, e se for o caso, estimulando ações de intercooperação.             

   Torne-se uma cooperativa registrada 

 

Uma cooperativa registrada precisa se manter regular e adimplente com as suas obrigações conforme prevê o Estatuto Social do Sistema OCB/ES, dentre estes a atualização cadastral/documental é um elemento indispensável para que seu registro esteja regular.


 Plataforma Sou.Coop Fluxo de registro cooperativista Resolução Nacional 066/2021

                      
Para saber mais, clique e acesse ao Manual de Manutenção de Regularidade.



*O status da cooperativa pode ser visualizado no Certificado de Registro, emitido através do sistema Sou.Coop ou clicando aqui para consultar o registro de cooperativas.


A cooperativa registrada e classificada como regular tem acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema OCB Nacional, além dos produtos e serviços oferecidos pelo Sistema OCB/ES, que atuam diariamente, para fortalecer o cooperativismo capixaba, defendendo seus interesses, desenvolvendo ações de profissionalização tanto da governança quanto da gestão das cooperativas e, ainda, contribuindo com a inserção delas no mercado, dentro e fora do Brasil.

  SomosCoop 

As informações compartilhadas conosco são sigilosas e utilizadas para traçar um panorama geral do cooperativismo brasileiro e demostrar a força do nosso movimento em todo país. 
Vem cooperar com a gente e faça parte do grupo de quem contribui com a transformação do Brasil em um lugar mais cooperativo. 


No caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição através do e-mail gedec@ocbes.coop.br, telefone (27) 2125-3200 ou WhatsApp (27) 99778-3885.

Assista ao vídeo para saber mais.


Sou.Coop