Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES promove mutirão para tirar dúvidas sobre o Censo Cooperativista 2023

Cooperativas que ainda não responderam à pesquisa no Sou.Coop e querem ajuda podem participar das reuniões agendadas para junho


23/05/2023 13:15 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Foto: reprodução/Sistema OCB/ES

O Sistema OCB/ES iniciou, na última segunda-feira (22), o mutirão do Censo Cooperativista 2023.  A organização preparou quatro encontros virtuais com o intuito de esclarecer dúvidas das cooperativas relacionadas ao preenchimento do Censo Cooperativista 2023 (ano base 2022), que ocorre anualmente na plataforma Sou.Coop. Mais um encontro será realizado nesta quarta (24) e outros dois acontecerão nos dias 5 e 7 de junho.

A coleta de dados teve início no dia 17 de fevereiro e irá encerrar no próximo dia 16 de junho. A participação das cooperativas é voluntária, mas é extremamente importante que elas contribuam com a inserção das informações na plataforma. Isso porque os números coletados darão insumo para a produção do AnuárioCoop e também do Anuário do Cooperativismo Capixaba.

Hoje, os dados não apenas ajudam, mas guiam a gestão das organizações no mundo empresarial. Nesse sentido, mapear os principais dados das cooperativas contribui para que tanto a organização nacional do Sistema OCB quanto o Sistema OCB/ES tomem decisões estratégicas e assertivas, propondo as melhores soluções para as cooperativas.

Além do mais, é por meio dos indicadores expostos nos anuários do cooperativismo que as pessoas poderão conhecer o potencial do cooperativismo e o impacto que o modelo de negócio tem no desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo e do Brasil. Os números também potencializam a visibilidade do movimento cooperativista e facilitam a abertura de espaços no mercado e em diálogos com o Poder Público.

 

MUTIRÃO DO CENSO

Ciente dos benefícios gerados por um alto volume de cooperativas participantes no Censo Cooperativista, o Sistema OCB/ES propôs a realização de quatro encontros virtuais para auxiliar colaboradores e dirigentes das coops capixabas no preenchimento dos campos presentes no questionário do Sou.Coop.

A plataforma já é utilizada pelas cooperativas rotineiramente e, recentemente, passou por um aprimoramento que a torna mais prática e intuitiva. No entanto, eventuais dúvidas podem surgir, e, por isso, os técnicos do Sistema OCB/ES estarão prontos para esclarecer todos os questionamentos.

Rafael França, analista contábil tributário da organização, reforça a notoriedade que os indicadores proporcionam. “Preenchendo as informações do Censo, as cooperativas auxiliam no fortalecimento e na defesa do cooperativismo capixaba em diversos pleitos e esferas institucionais, além de fornecer a base para nossos discursos, ideias, projetos e a divulgação da relevância do nosso movimento para toda a sociedade”, avalia o colaborador.

O gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca, explica que o setor pretende alcançar uma meta com um número mínimo de coops participantes no Censo. “Ainda não conseguimos chegar ao número pretendido, mas o nosso time está emprenhado em ajudar as cooperativas o máximo possível. Temos até o dia 16 de junho para conquistamos um número satisfatório de cooperativas que tenham preenchido todos os campos obrigatórios da pesquisa na plataforma Sou.Coop”, afirmou.

 

SERVIÇO: Mutirão do Censo Cooperativista 2023

Datas: 22 de maio e 5 de junho (segundas-feiras)

Horário: 10h às 12h

Local: Plataforma Zoom

Clique aqui para ingressar

 

Datas:  24 de maio e 7 de junho (quartas-feiras)

Horário: 14h às 16h

Local: Plataforma Zoom

Clique aqui para ingressar

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop