Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES promove imersão para membros dos novos Conselhos

Encontro contou com a participação dos conselheiros efetivos e suplentes da OCB/ES e do Sescoop/ES


18/05/2023 12:55 - Por Renan Chagas
Compartilhe

Equipe do Sistema OCB/ES conduziu as apresentações da imersão. Foto: Sistema OCB/ES.

Os membros dos novos Conselhos do Sistema OCB/ES que atuarão no quadriênio 2023-2027 participaram, na tarde dessa quarta-feira (18/5), de um encontro de imersão com o objetivo de conhecerem e se atualizarem sobre as atividades que são desenvolvidas pela organização. Mais de 20 conselheiros estiveram presentes no momento, que teve uma programação repleta de temáticas.

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, que destacou a importância desse alinhamento. “Estamos começando uma nova jornada que vai durar quatro anos. Queremos estar sempre em parceria para gerarmos os maiores e melhores benefícios para o cooperativismo. Conhecer de perto como a nossa equipe atua vai subsidiar a participação de cada um dos senhores”, destacou.

Dr. Pedro Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES. Foto: Sistema OCB/ES.

Na sequência, o diretor-executivo da instituição, Carlos André Santos de Oliveira, fortaleceu o papel que os novos Conselhos terão. “Cada colegiado é composto por lideranças eleitas para representarem as cooperativas capixabas, que são a razão da nossa existência.  Por isso, contamos com o olhar atento, o empenho e a dedicação dos senhores nessa tarefa. Temos certeza de que, com esse grupo, colheremos excelentes frutos”, completou.

 

PROGRAMAÇÃO

Logo após as falas iniciais, houve uma explanação acerca da composição do Sistema OCB/ES, mostrando as casas que integram a instituição (OCB/ES, Sescoop/ES e Fecoop/Sulene) e o seu papel. Também foram destacados os principais números do movimento cooperativista no Espírito Santo, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Capixaba.

A governança foi um dos temas centrais do encontro, que destacou, inclusive, o pioneirismo da organização estadual ao atualizar o seu Estatuto Social, que segregou a Presidência da Diretoria Executiva. Também foi abordado o Estatuto Interno do Sescoop/ES. Em ambos os casos, houve uma contextualização sobre os órgãos responsáveis pela governança.

Na sequência, foi a vez de conhecer as atividades desenvolvidas pelos setores. A apresentação foi realizada por membros da própria equipe de trabalho. As explanações foram iniciadas pela Assessoria Jurídica (Asjur), que trouxe um panorama das ações que realiza para garantir segurança jurídica ao cooperativismo capixaba e a melhor representação sindical do movimento.

Após, a Gerência Administrativa e Financeira (GEADM) falou sobre as três áreas das quais é responsável: a Coordenadoria de Operações (Coope), as Coordenadorias de Contabilidade, Orçamento, Finanças e Departamento Pessoal (Conts) e o setor de Tecnologia da Informação (TI). Foram levados para o conhecimento dos conselheiros os principais números financeiros do Sistema OCB/ES, a estrutura da sede da organização e os avanços verificados nos últimos anos na área tecnológica.

A apresentação seguiu com a Gerência de Desenvolvimento Cooperativista (Gedec), que apresentou diversas iniciativas que são elaboradas para garantir a evolução e profissionalização das cooperativas. Temas como a Certificação de Regularidade Técnica (CRT), o controle de registro e adimplência e a coleta de dados sobre o cooperativismo (Censo Cooperativista) integraram a fala. O planejamento estratégico também foi assunto abordado.

O momento foi encerrado com a participação da Assessorias de Comunicação e de Relações Institucionais. No âmbito da comunicação, foi mostrado o panorama dos serviços prestados pelo setor às cooperativas e as ações realizadas para fazer esse modelo de negócio ser mais conhecido e reconhecido pela sociedade, como a campanha Bora Cooperar.

Já na parte da representação institucional, a equipe mostrou como o Sistema OCB/ES está presente em importantes espaços de debates no Espírito Santo e nacionalmente. Além disso, os avanços nas leis municipais do cooperativismo também ganharam atenção, junto com a atualização da lei estadual. Por fim, as parcerias com diversos atores que beneficiam o cooperativismo marcaram o fechamento da apresentação.

 

IMERSÃO É ELOGIADA

Os conselheiros que participaram do encontro elogiaram a iniciativa e a possibilidade de aproximação entre os membros dos colegiados. O presidente da Nater Coop e conselheiro de Administração da OCB/ES parabenizou a gestão do Sistema OCB/ES. “O que estamos vendo aqui, hoje, é a extrema transparência, que mostra como é o estilo de liderança do Dr. Pedro e do Carlos André”, registrou.

Dr. Welderson Rodrigues, presidente executivo da Unimed Noroeste Capixaba e também integrante do Conselho de Administração da OCB/ES, agradeceu a oportunidade de participar. “Para mim, é muito bom ver e conhecer, com mais profundidade, o trabalho que é realizado aqui. Sabemos que essa é só uma parte da grandiosa atuação do Sistema OCB/ES”, disse.

Roberta Cristina Bispo de Carvalho, diretora-presidente do Sicoob Servidores e membra do Conselho Administrativo Estadual do Sescoop/ES, destacou a reponsabilidade da função. “Nesses 25 anos de cooperativismo, tenho consciência de como estamos assumindo um espaço importante, representando aqui os mais de 700 mil cooperados do Espírito Santo. É uma alegria poder contribuir com esse trabalho”, destacou.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, que também é vice-presidente do Conselho de Administração da OCB/ES, falou das contribuições já dadas pela organização que representa o coop. “Precisamos lembrar que os números positivos e bons resultados que o cooperativismo alcança hoje, sendo respeitado, tem uma alta contribuição do Sistema OCB/ES, que sempre esteve ao nosso lado”, pontuou.

A fala foi complementada pelo presidente da Cafesul e conselheiro suplente de Administração da OCB/ES, Renato Theodoro. “A OCB/ES esteve com a gente desde o primeiro momento e caminhou lado a lado com a Cafesul nos melhores períodos e nos mais difíceis desafios da cooperativa. A minha fala, hoje, é de agradecimento”, falou emocionado.

A ampliação nos espaços de representação foi destacada pelo diretor da Selita e membro do Conselho de Administração da OCB/ES, João Marcos Machado. “Hoje o cooperativismo está em lugares como a Vice-Presidência do Sebrae/ES e no Conselho Estadual de Recursos Fiscais (Cerf), participação que só foi possível pelas mãos da nossa organização de representação”, disse.

As falas foram encerradas pelo presidente da Sicredi Serrana e conselheiro administrativo estadual suplente do Sescoop/ES, Marcos André Balbinot. “Fico honrado de fazer parte desse momento e dessa gestão. Será um espaço de muitas trocas e aprendizados para mim. Já destacamos que o Sistema OCB/ES é um grande exemplo, e contribuir com esse trabalho me enche de orgulho”, concluiu.


Fotos



Tags

sistema ocbes evento

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop