Carregando...
Espírito Santo

Presença feminina no cooperativismo é tema de programa da TV Tribuna

O programa Eu e Elas exibiu uma entrevista com o diretor-executivo do Sistema OCB/ES e uma reportagem com a presidente da Heveacoop


19/03/2024 14:31 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Foto: reprodução/ TV Tribuna 

O cooperativismo feminino foi o tema central da edição do programa “Eu e Elas” exibido no último sábado (16/3) na TV Tribuna. Para entender a presença das mulheres nesse modelo de negócio, a apresentadora Iza Mendonça entrevistou o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, e a presidente da Cooperativa dos Seringalistas do Espírito Santo (Heveacoop), Nádia Delarmelina.

A primeira entrevista exibida foi com o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, organização responsável por representar e defender os interesses das cooperativas do estado. O objetivo foi conhecer o cenário do modelo de negócio no estado e saber mais sobre a participação feminina nesse movimento.

Carlos André (Carlão) apresentou os diferentes campos de atuação do cooperativismo e destacou os principais dados do modelo de negócio no Espírito Santo. O estado capixaba já soma 119 cooperativas que, juntas, reúnem quase 750 mil cooperados e empregam mais de 11 mil pessoas.

A participação feminina tem crescido no cooperativismo de forma substancial. Segundo o entrevistado, esse aumento é perceptível no número de cooperados, de colaboradoras e de dirigentes. “Na grande maioria esmagadora das cooperativas capixabas, mais de 50% dos cargos de gestão são de mulheres”, pontuou durante o bate-papo.

 

MULHERES NO COOP E NA TELINHA

Foto; reprodução/ TV Tribuna

A edição do programa Eu e Elas também trouxe uma reportagem com a presidente Nádia Delarmelina, que conduz a cooperativa Heveacoop. A convidada foi a primeira de uma sequência de mulheres cooperativistas que participarão do programa. A ideia, destacou a apresentadora Iza Mendonça, é que mensalmente seja exibida uma matéria falando sobre a mulher no cooperativismo.

“A Heveacoop foi criada em 1991 por iniciativa de um grupo de 30 seringalistas preocupados, inconformados e sentindo-se prejudicados com o cenário distorcido do processo de comercialização de borracha no Espírito Santo”, relatou a presidente.

Hoje, o empreendimento cooperativista possui cerca de 300 cooperados ativos, sendo 63 mulheres nesse grupo. Nádia afirma que ocupar o cargo de presidente da cooperativa não a intimida. Isso porque ela sempre obteve apoio dos colegas diretores, dos conselheiros e dos cooperados da Heveacoop.

Na entrevista, a liderança destacou como a cooperativa facilita a vida dos cooperados. “Ela [a coop] faz a ligação direta do produtor com o mercado comprador, proporcionando maior agilidade nas transações ao ofertar maior volume de produção”, ressaltou.

Confira a entrevista completa!


Tags

sistema ocbes estamos na mídia

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop