Carregando...
Espírito Santo

O que é o Dia de Cooperar e como ele impacta as pessoas?

Conheça o movimento de voluntariado do coop brasileiro que promove bem-estar e transformação social em comunidades de todo o país


30/04/2024 16:45 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Celebração do Dia de Cooperar realizada pelo Sistema OCB/ES e coops capixabas em 2023, em Vila Velha-ES. Foto: Sistema OCB/ES.

Um movimento que desperta a solidariedade e gera transformação social em todo o Brasil. Esse é o propósito do Dia de Cooperar, ou Dia C, um projeto colocado em prática todos os anos pelas cooperativas por meio da realização de iniciativas de responsabilidade social.

Tudo começou em 2009, por iniciativa da organização que representa as cooperativas de Minas Gerais, o Sistema Ocemg. De tão inovador que era, a partir de 2014 o projeto começou a contar com o envolvimento de coops de todos os outros estados.

Desde então, o Espírito Santo também é palco de ações de responsabilidade social das cooperativas. Só em 2023, as coops capixabas realizaram 198 iniciativas, que beneficiaram 93.435 pessoas. No Brasil, foram desenvolvidas 5.586 ações, que impactaram cerca de 3 milhões de pessoas.

As mobilizações das coops podem ser pontuais ou contínuas. As primeiras são focadas em mitigar ou minimizar desafios a curto prazo, como arrecadação de doações, visitas a instituições filantrópicas, palestras ou ações celebrativas que ocorrem no Dia Internacional do Cooperativismo, sempre celebrado no primeiro sábado de julho.

Já as iniciativas contínuas são mais planejadas e estruturadas, colocadas em prática com base em projetos ou programas que possuem metas e periodicidade pré-definidos. Por terem mais efetividade a longo prazo, as coops são incentivadas a priorizarem ações contínuas, embora as pontuais também sejam extremamente relevantes em situações de emergência.

Este ano o Dia de Cooperar completa 15 anos de existência, e há dez ele é difundido a nível nacional. Mas não é de hoje que as coops se preocupam em fazer o bem. O sétimo princípio do cooperativismo, o “Interesse pela comunidade”, foi criado em 1995, chancelado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), instituição que representa as coops a nível global.

O princípio traduz em palavras o que as coops já faziam há muito tempo: trabalhar pelo desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas, por meio de políticas aprovadas pelos seus membros. Isso envolve investir em projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.

Assim, o Dia de Cooperar veio para potencializar ainda mais a veia social do cooperativismo. Ano após ano, as coops participam em peso desse movimento e transformam a vida de milhares de pessoas. Em 2024, o tema da campanha é “Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras”, e promete resultados impactantes.

 

A RELAÇÃO COM OS ODS

Falar de Dia C também envolve falar dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso porque, desde 2015, as iniciativas de responsabilidade social das cooperativas brasileiras estão vinculadas a esses desafios globais.

Inicialmente chamados de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a nomenclatura ODS passou a ser adotada a partir de 2016. Mesmo após a mudança, o Dia C continuou conectado e comprometido com as diretrizes da ONU.

Em 2023, a maior parte das inciativas realizadas pelas cooperativas capixabas estiveram conectadas aos ODS de números 4 – “Educação de Qualidade”, 3 – “Saúde e Bem-Estar” e 1 – “Erradicação da Pobreza”. Já no país, os mais praticados foram o terceiro e o quarto.

 

SAIBA MAIS

Cooperativas capixabas beneficiaram mais de 90 mil pessoas com ações de responsabilidade social em 2023

Ações do Dia C 2023 beneficiam cerca de 3 milhões de pessoas ao redor do Brasil


Tags

sistema ocbes dia de cooperar

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop