Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas de agricultura familiar foram tema de reunião na Ales

Sistema OCB/ES prestigiou a apresentação da Unicafes, instituição que atua em prol das coops de agricultura familiar no Espírito Santo


03/04/2024 10:21 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Compuseram a mesa (da esquerda para a direita) Darli Schaefer, Allan Ferreira, Raquel Lessa e David Duarte. Foto: Lucas S. Costa / Ales.

Na manhã da última terça-feira (2/4) aconteceu, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), a reunião mensal da Comissão Permanente do Cooperativismo. O objetivo da sessão foi divulgar o trabalho desenvolvido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Espírito Santo, a Unicafes, instituição parceira do Sistema OCB/ES.

O convidado de destaque foi o presidente da Unicafes, Darli Schaefer, que também ocupa o cargo de presidente na Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram) e é conselheiro de Ética da OCB/ES. Schaefer explicou que o propósito da Unicafes é representar as cooperativas de agricultores familiares, promovendo um desenvolvimento sustentável. Atualmente, a instituição conta com 16 cooperativas associadas que, juntas, somam aproximadamente 2 mil cooperados.

Darli Schaefer, presidente da Unicafes. Foto: Lucas S. Costa / Ales.

As coops ligadas à Unicafes estão distribuídas em 14 municípios do Espírito Santo. Em 2023, elas faturaram mais de R$ 79 milhões. À frente da Unicafes desde 2022, Schaefer citou as principais ações desenvolvidas durante a sua gestão, sendo a comercialização um dos focos.

 “Começamos a dar mais atenção e a buscar novos mercados para as nossas cooperativas de agricultura familiar, não só no Espírito Santo, mas também em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Aqui a produção da agricultura familiar é forte, mas o estado é pequeno para consumir esse volume. Dessa forma, quase todas as cooperativas associadas à Unicafes já têm negócios fora do estado, principalmente no segmento da alimentação escolar”, afirmou.

O presidente da entidade ainda expôs as principais conquistas da entidade ao longo dos anos e as parcerias estratégicas que foram firmadas com outras instituições, incluindo o poder público. Por fim, Schaefer frisou que a Unicafes permanece atenta às principais demandas das cooperativas que assessora, ajudando-as a superarem seus desafios.

A reunião foi presidida pelo deputado estadual e presidente da comissão, Allan Ferreira. Além do parlamentar, compuseram a mesa a deputada estadual e membra da comissão, Raquel Lessa; o presidente da Unicafes, Darli Schaefer; e o assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte.

Também estiveram na agenda o assistente de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, Renan Reis, e o assessor jurídico da instituição Eduardo Campana.

 

PARTICIPANTES ELOGIAM TRABALHO DA UNICAFES

David Duarte, assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES. Foto: Lucas S. Costa / Ales.

Em uma de suas falas realizadas durante a sessão, o deputado Allan Ferreira ressaltou a importância da Unicafes. “É inegável que o papel da entidade é de extrema relevância, já que o seu objetivo é representar as cooperativas dos agricultores familiares, buscando tornar o cooperativismo um instrumento popular de desenvolvimento local sustentável e solidário”, refletiu o parlamentar.

O presidente da comissão acrescentou, ainda, uma contribuição relevante da Unicafes para o poder público local. De acordo com Ferreira, a participação da instituição em uma das reuniões que discutiram a aquisição de alimentos para as escolas pelo governo estadual foi imprescindível para traçar um plano de comunicação efetivo com o Executivo.

O assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, por sua vez, destacou a boa relação que existe entre as instituições que atuam em prol da agricultura familiar no Espírito Santo e o coop capixaba. “A Unicafes e a Fetaes são parceiros de primeira hora do Sistema OCB/ES nas pautas voltadas ao cooperativismo de agricultura familiar. Temos uma relação muito próxima e a defesa das pautas são traçadas em conjunto”, relatou David Duarte.

 


Tags

comissão permanente do coop sistema ocbes

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop