Carregando...
Espírito Santo

Cafesul recebe grupo de estudantes da FGV para conhecer a história da cooperativa

A visita ocorreu na última quinta-feira (30) e reuniu estudantes e representantes do governo estadual


03/04/2023 15:57
Compartilhe

A Cafesul recebeu, na última quinta-feira (30), em Muqui, a visita de um grupo de estudantes da Fundação Getulio Vargas (FGV), do curso de Gestão de Políticas Públicas de São Paulo. A atividade foi conduzida por órgãos representantes do Governo do Estado do Espírito Santo, incluindo a Secretaria Estadual das Mulheres (Sesm) - que programou a visita, o Incaper, a Seag, a Secult e o Qualificar ES. O intuito foi conhecer a história da Cafesul e do grupo Póde Mulheres, da cooperativa.

Entre os participantes estavam a gerente do Qualificar ES, Renata Resstel; a gestora de projetos da Sesm, Jaqueline Sanz; a subsecretária de Políticas para Mulheres, Sônia Damasceno; o gestor do incaper de Muqui, Tassio da Silva de Souza; o representante do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) Odmar Pericles; a mestranda em Administração Pública e Governo na FGV EAESP, Haline Floriano; e a professora supervisora dos grupos de educação e políticas públicas para mulheres.

A equipe veio ao Espírito Santo para cumprir uma programação da Imersão Subnacional, disciplina que busca possibilitar o aprendizado sobre programas e políticas públicas. O estado foi o destino escolhido este ano por desenvolver diversas ações e programas por meio de secretarias e diferentes segmentos do serviço público.

A visita iniciou com um encontro na propriedade de uma cooperada, Neuza Maria da Silva de Souza, que ofereceu um coffee break à comitiva. Essa é uma das formas que o grupo Póde Mulheres utiliza para diversificar a renda das cafeicultoras no campo.

Estiveram presentes e contribuindo com seus relatos 14 mulheres agricultoras pertencentes ao grupo. A coordenadora do Póde Mulheres, Natércia Bueno Vencioneck, falou sobre o surgimento, objetivos e ganhos do grupo feminino, destacando que tudo começou em um terreno fértil, que é o cooperativismo capixaba, juntamente com a certificação do Comércio Justo.

O presidente da Cafesul, Renato Theodoro, contou a história do nascimento da cooperativa, destacou as parcerias e conquistas alcançadas até hoje e destacou o quanto a cooperativa interage com o município e com o estado por meio de seus projetos.

Ao todo, uma comitiva de mais de 30 pessoas foi recepcionada em Muqui. Os representantes do governo estadual relataram sobre suas áreas de atuação e seus trabalhos de apoio a projetos estruturantes, informações que servirão de base para propostas de melhoria ou de novas soluções para os desafios enfrentados pelo órgão público.

A imersão é oferecida pelo FGV EAESP desde 2013. Além do Espírito Santo, a disciplina já foi realizada em parceria com outros estados, como Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.


Tags

cafesul

Fonte: Cafesul

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop