Carregando...
Espírito Santo

Cafesul comemora 25 anos de trajetória durante o seu quinto Festival de Cafés Especiais

Evento teve programação voltada para estudantes da rede pública e produtores rurais de Muqui (ES)


26/09/2023 16:44 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Nos últimos dias 15 e 16 de setembro aconteceu o 5º Festival de Cafés Especiais da Cafesul. O evento ocorreu no Mercado Regional dos Vales e Café um polo gastronômico e cultural do município de Muqui, no Espírito Santo. A programação do evento teve início na tarde da última sexta-feira e se estendeu até a noite de sábado.

Além da programação presencial, o público pôde acompanhar o evento por meio de uma transmissão ao vivo realizada no canal da Cafesul no YouTube. A apresentação e condução do evento ficou por conta da editora da Revista Conexão Safra, Kátia Quedevez. No início da transmissão, a editora destacou a importância do evento para o Mercado Regional dos Vales e do Café.

“O Festival de Cafés Especiais deste ano tem um brilho a mais porque a Cafesul está completando 25 anos de história, e o Mercado Regional dos Vales e Café foi a sede da cooperativa por mais de uma década. Muitos anos de história da coop foram impressos nesse espaço, então é muito relevante que o evento esteja sendo realizado aqui”, afirmou Quedevez.

A abertura do evento foi marcada por falas de patrocinadores e parceiros institucionais da Cafesul, entre eles o Sistema OCB/ES, o Sicoob Credirochas e o Sebrae/ES. O Sistema OCB/ES foi representado pelo analista de Mercado da organização, Alexandre Ferreira.  O prefeito do município de Muqui, Hélio Cândido; a secretária de Educação do município, Evalúcia; e o secretário de Agricultura do local, Antônio Carlos, também marcaram presença no festival.

 

APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO JOVEM

O primeiro dia do evento contou com uma programação voltada prioritariamente ao público jovem, com foco em crianças e adolescentes da rede de ensino pública da região de Muqui.

A primeira atração do dia foi o teatro de Bonecos “Turma do Frederico”. O espetáculo foi conduzido pelo bonequeiro Cleyton Passos. O artista usou seus bonecos para transmitir uma mensagem de amor e reverberar os princípios e valores do cooperativismo.

Após o teatro de bonecos, a transmissão online mostrou a exposição da Feira de Ciências que estava acontecendo no ambiente externo do mercado regional. Os estudantes apresentaram uma série de trabalhos que buscam desenvolver a sensibilidade ambiental, com ênfase na cafeicultura.

Por fim ocorreu a premiação do Concurso de Vídeos, com a participação de alunos das escolas da região. O tema do concurso foi “Cafesul – 25 anos de cooperativismo com desenvolvimento sustentável”. Os melhores trabalhos expostos na Feira de Ciências também foram reconhecidos.

 

CONHECIMENTO TÉCNICO PARA OS PRODUTORES

O segundo dia de evento começou com uma palestra de Leonardo Vidal, engenheiro agrônomo do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que explicou e tirou dúvidas dos ouvintes sobre o Programa Reflorestar, uma iniciativa do governo do estado. O programa convida produtores rurais a destinar parte de suas propriedades para a preservação ambiental. Como benefício, os proprietários recebem o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Em seguida, Diego Nascimento, colaborador do Sicoob Credirochas, apresentou as diversas linhas de crédito ofertadas pela instituição financeira cooperativa para os pequenos produtores rurais. A fala destacou o poder da intercooperação e deixou clara a importância da parceria entre as coops.

Depois, os participantes puderam entender um pouco mais sobre o uso de bioinsumos em uma palestra ministrada por Vitor Bolis Ruy, diretor da Bio Santo Produtos Biológicos. O público pôde compreender o funcionamento da agricultura regenerativa a partir da experiência da cooperativa mineira Coomap.

O encerramento do festival foi marcado pela coroação dos vencedores do 13º Concurso de Qualidade do Café Conilon da Cafesul e do 8º Concurso de Qualidade do Café Conilon das Mulheres da Cafesul. De acordo com o presidente da cooperativa, Renato Theodoro, a degustação dos cafés inscritos foi realizada por representantes da Cecafé, em Venda Nova do Imigrante.

Para conhecer os ganhadores, confira o final da transmissão do segundo dia do evento.


Tags

sistema ocbes cafesul

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop