Carregando...
Espírito Santo

Alunos da Cooperação e cooperados da Cooperjetibá se reúnem para conhecer mais sobre o movimento cooperativista

O diretor da Coopeavi Ederson Jacob foi palestrante na atividade e compartilhou seus conhecimentos com os alunos


10/03/2022 16:09 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Estudantes da Cooperativa Educacional Centro-Serrana (Cooperação) e integrantes da Cooperativa Mirim de Santa Maria de Jetibá (Cooperjetibá) participaram, na última terça-feira (8/3), do evento “Bate-papo: o cooperativismo e a importância das cooperativas”, organizado em parceria entre a instituição educacional e a coop mirim.

Os principais objetivos foram envolver e incentivar novos alunos a fazerem parte da Cooperjetibá e aquecer os trabalhos da cooperativa mirim e da Cooperação previstas para este ano. Para isso, os organizadores do evento convidaram o diretor administrativo e comercial da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), Ederson Jacob, para conversar com os alunos.

Jacob abordou um pouco da história do cooperativismo moderno e os seus princípios, apresentou o panorama do cooperativismo brasileiro e comentou sobre a mudança de paradigma que ocorre quando se começa a ver as coisas sob a ótica do cooperativismo.

Também participou do momento, como representante do Instituto Sicoob, a gerente de Agência do Sicoob Centro-Serrano, Levanir Hencher Zanoni.

Para a professora orientadora da Cooperjetibá, Elisangela Lemke, o evento permitiu que os alunos conhecessem mais sobre o cooperativismo a partir da visão de uma liderança de fora do segmento educacional, representada por Ederson Jacob, que está plenamente envolvido com o modelo societário.

“A nossa escola tem o diferencial de trabalhar o cooperativismo como uma disciplina, motivando os alunos a serem pessoas melhores e proporcionarem uma vida melhor aos que estão ao nosso redor. E quando ouvimos essa reflexão de alguém de fora do ambiente escolar, o conhecimento chega de forma diferente aos alunos. Jacob nos proporcionou um momento de crescimento”, considera Lemke.

Ao final, a presidente da Cooperjetibá, Júllia Betzel, e o vice-presidente, Richard Aigner Jacob, apresentaram os projetos e trabalhos feitos durante o ano de 2021 aos participantes do evento.

Para descontrair, o professor Maurilio Ramos da Cruz e a cooperada Maria Emília interpretaram o Hino do Cooperativismo, composição de Carlos Alberto Konsen, uma canção mais conhecida e cantada no Sul do País.

 

RENOVAÇÃO

Todos os alunos da Cooperação que finalizam o nono ano do ensino médio automaticamente saem da Cooperjetibá para abrir vagas e oportunidades de aprendizado a outros alunos. Este ano, onze estudantes encerraram seu ciclo na cooperativa mirim, e exatos novos 11 alunos entraram para ela. Assim, até o momento a Cooperjetibá continua com 27 cooperados.

 

A professora orientadora Elisangela Lemke contou que, após o evento, cinco outros alunos a procuraram querendo fazer parte da Cooperjetibá.


Fotos



Tags

sistema ocbes coop mirim cooperação cooperjetibá

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop