Carregando...

Programa de Certificação de Regularidade Técnica

Programa de Certificação de Regularidade Técnica

Você conhece a Certificação de Regularidade Técnica do Sistema OCB/ES? 

A CRT é um programa elaborado para auxiliar na evolução das cooperativas capixabas. Ela estimula a adoção de boas práticas de gestão e governança por parte das coops, aprimorando processos, aumentando a produtividade e ampliando a sua competitividade. 

Além disso, engloba as principais ferramentas de acompanhamento e monitoramento do cooperativismo, com novidades e melhorias a cada ciclo.

Ao participar do programa, cada cooperativa percorrerá uma trilha única que possibilita uma análise adequada do seu status, sugestões assertivas para os pontos de melhoria identificados e assessoramento com uma equipe altamente especializada. 
 

E todo esse trabalho é coletivo! Nele, os técnicos do Sistema OCB/ES e as cooperativas capixabas conduzem as ações em parceria, de forma dinâmica e didática, preparando o movimento cooperativista para um mercado cada vez mais competitivo e exigente. 

Identidade, gestão, governança e desempenho, tudo em um mesmo lugar! 

 

Quer saber mais sobre a CRT? Então acesse o nosso material completo e procure o seu líder de conta para verificar qual a melhor trilha para a sua cooperativa. 

Vamos caminhar juntos rumo à excelência?

Acesse já o manual da Certificação de Regularidade Técnica!

OBJETIVO

  • Assessorar as cooperativas registradas no cumprimento às exigências legais e normativas dos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como dos Princípios e Diretrizes do Cooperativismo.
  • Ademais, promove nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando seus processos, aumentando a produtividade e a competitividade das organizações.

 

PÚBLICO: Todas as cooperativas registradas no Sistema OCB/ES.

 

ESCOPO E ABRANGÊNCIA

A lei 5.764/71 regulamentou as chamadas sociedades cooperativas, a Organização das Cooperativas Brasileiras, a OCB, suas unidades estaduais e uma série de obrigações e parâmetros operacionais de caracterização do modelo societário cooperativo, se impondo como regime jurídico (que é o conjunto das normas aplicadas a uma situação ou determinada categoria). E como desdobramento prático da observação desse conjunto de normas, no qual o legislador estabeleceu a necessidade de registro das cooperativas na OCB para seu regular funcionamento (vide art. 107 da lei 5.764/71), foi desenvolvida a Certificação de Regularidade Técnica, a CRT, como evidência primária de Compliance para as pessoas jurídicas a ele sujeitas. 

A CRT, apesar de carregar a alcunha institucional de “certificação”, é, em sua finalidade, uma declaração técnico-institucional, periódica, com base exclusivamente nos demonstrativos e declarações disponibilizadas pelas cooperativas, seja por meio eletrônico ou presencial, aos profissionais qualificados da OCB/ES e que atuam no importante trabalho de Desenvolvimento das Cooperativas, que evidenciam que o estatuto, a estrutura de governança e as obrigações legais societárias de uma cooperativa estão, minimamente, adequadas ao regime jurídico e demais normativos vigentes no determinado período de análise.  
 
No link abaixo pode se verificar mais informações de como o processo da CRT é conduzido: https://portal.ocbes.coop.br/pt/programasprojetos/programa-de-certificacao-de-regularidade-tecnica/ 

Logo, nos cabe esclarecer que a obtenção do Certificado de Regularidade Técnica, portanto, é o principal emblema de conformidade de uma cooperativa, que se submete ao ciclo anual de verificações realizadas pela OCB. Contudo, a CRT não gera efeitos permanentes ou impede que uma cooperativa se desvirtue das diretrizes pragmáticas estabelecidas pela legislação, e ou inclusive atos oriundos da eventual falta de ética de seus dirigentes e gestores. 

O Sistema OCB/ES alerta à sociedade capixaba que sempre acompanhe o rol de cooperativas registradas e regulares que é publicado em seu sítio eletrônico www.ocbes.coop.br que representa a listagem mais atualizada das cooperativas que se encontram certificadas e “em dia”(quites) com as obrigações legais típicas do modelo societário no âmbito do estado do Espírito Santo: https://portal.ocbes.coop.br/pt/cooperativismo/cooperativas-certificadas/

Qualquer cidadão também pode acompanhar a regularidade do registro de uma cooperativa, tendo acesso aos seus certificados. Caso o certificado não esteja apto para emissão, significa que existe pendência junto à Unidade Estadual do Sistema OCB.  
Tenha acesso aos certificados da cooperativa junto ao Sistema OCB/ES por meio do link: https://cadastro-registro-prd.apps.ocp.somos.coop.br/registro/consulta-certificado 

Para entender como funciona o registro das cooperativas junto ao Sistema OCB/ES, bem como sua respectiva regularidade, basta clicar no link:  

https://portal.ocbes.coop.br/pt/cooperativismo/registro-e-cadastro/ 

Caso o cidadão queira denunciar alguma ilicitude de cooperativa para o Sistema OCB/ES, basta acessar o canal FALE CONOSCO no link: https://portal.ocbes.coop.br/pt/fale-conosco/ 

O Sistema OCB/ES ratifica com a sociedade o compromisso de prezar por um cooperativismo ético e firmemente conectado com seus princípios e valores, atuando de maneira profissional, competitiva, e intimamente agregado às comunidades que atua, gerando riqueza, emprego, trabalho, pagando impostos e transformando positivamente a vida das pessoas. 
 
Quer conhecer mais sobre o nosso movimento? Clique aqui: https://www.somos.coop.br/ 

Sistema OCB/ES 

MANUAIS E ORIENTAÇÕES

RESULTADO DA CRT POR CICLO

FUNDAMENTAÇÃO

COOPERATIVAS CERTIFICADAS  

COOPERATIVAS PREMIADAS  

FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO

Procure o seu líder de conta através do e-mail gedec@ocbes.coop.br, telefone (27) 2125-3200 ou WhatsApp (27) 99778-3885!

 

 


 


Compartilhe

Outros serviços

+ Lista completa
Sou.Coop