Carregando...
Espírito Santo

Workshop sobre Parcerias Público-Privadas na Saúde é promovido pelo Sistema OCB/ES

Encontro foi comandado pela professora Larissa Junckes, responsável pela coordenação de novos projetos de PPP na Prefeitura Municipal de Canoa/RS


31/05/2023 13:07 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Foto: divulgação/Sistema OCB/ES

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) têm se tornado uma solução eficiente para a resolução de desafios enfrentados pelo setor público. As PPPs são, basicamente, acordos firmados entre os setores público e privado que objetivam desenvolver projetos de interesse público. No âmbito da saúde, as parcerias surgem como uma resposta aos gargalos identificados pelo sistema em todo mundo.

Atento à oportunidade para as cooperativas do Ramo Saúde, o Sistema OCB/ES promoveu, na última sexta-feira (26/5), o Workshop PPP em Saúde, uma oficina destinada a explicar detalhadamente o funcionamento dessas parcerias e tirar dúvidas dos participantes. O evento contou com a presença de lideranças do Sistema Unimed do Espírito Santo, além de representantes do governo estadual.

A programação foi conduzida por Larissa Junckes, gestora pública, professora da Faculdade Unimed e responsável pela coordenação e liderança de novos projetos de Parceria Público- Privada no Núcleo de PPP da Prefeitura Municipal de Canoa/RS. Junckes é considerada uma das principais especialistas do tema no Brasil.

 

A PROGRAMAÇÃO

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira realizou a abertura do workshop. A liderança destacou que as PPPs são uma oportunidade única para o Ramo Saúde.  “São janelas que se abrem para as Unimeds do Espírito Santo. Já fizemos intercâmbios e abordamos muito esse tema e, ao longo do dia, aprenderemos juntos sobre essa temática com a consultoria especial da professora Larissa Juckes”, ressaltou.

Representando a Unimed Federação ES, estavam presentes os médicos Dr. Bruno Lameiras e Dr. Ary Celio de Oliveira. Em nome do presidente da Federação, Dr. Alexandre Ruschi, os médicos deram as boas-vindas a todos os presentes e externaram seu entusiasmo com o dia de aprendizado sobre o tema.

“Queria destacar que o Dr. Alexandre Ruschi é um entusiasta das PPPs e apoiou muito a realização desse momento. A gente já tem conversado sobre esse tema na Federação há um tempo e, agora, o Sistema OCB/ES abraçou esse projeto conosco. Será um dia para termos o entendimento do que é o PPP em saúde”, relatou Dr. Bruno.

O médico continuou sua fala destacando como a viabilização de PPPs entre o Sistema Unimed e o poder público pode ser proveitosa. “Entendemos que a relação da Unimed com a saúde pública pode ser uma excelente saída para os dois entes. O Sistema Unimed é uma cooperativa de médicos especialistas extremamente capacitados, e esses especialistas encontram uma série de dificuldades dentro do sistema privado de saúde. E, do outro lado, existe um poder público que é carente da assistência de especialistas, visto que existe a dificuldade de contratação”, avaliou o médico.

Dr. Ary Celio aproveitou a sua fala para lembrar um intercâmbio realizado em 2022 para os estados da Bahia e Minas gerais para conhecer experiências exitosas sobre a temática. “Pudemos conhecer exemplos de sucesso nesse assunto. Hoje, temos um número muito baixo de PPPs na área da saúde. Acredito que temos todos os ingredientes para mudar esse número, mas temos a consciência de que esse é um grande desafio. Com exemplos, incentivo e com o apoio do Sistema OCB, podemos chegar lá”, completou.

No primeiro momento do evento, foi apresentado um panorama geral do cenário da saúde no Brasil e, logo após, os conceitos fundamentais sobre concessões e parcerias público-privadas. Ao longo do dia, a professora, de forma prática, explicou a construção de toda metodologia de planejamento por trás da estruturação de uma concessão/PPP.

No período da tarde, ocorreu uma contextualização do mercado e o ciclo de vida das concessões e exposição de cases de sucesso nacionais e internacionais da área da saúde que obtiveram bons resultados com as PPPs. Logo após, a professora Larissa Junckes orientou como promover a inserção das cooperativas no cenário. Por fim, todos os presentes tiveram um momento de troca de experiências e ideias com o intuito de construírem juntos um caminho a ser trilhado.

O presidente do Sistema OCB/ES e médico cooperado da Unimed Sul Capixaba, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, que participou do evento no período da tarde, elogiou a iniciativa. “Esse workshop contribuiu para aumentar nosso conhecimento acerca desse tópico tão importante e, assim, podemos visionar uma oportunidade única para o Sistema Unimed no Espírito Santo. Ao avançarmos nessa conversa, todos sairão beneficiados”, destacou.

 

PODER PÚBLICO EM BUSCA DE AVANÇOS

O workshop foi prestigiado por dois representantes do governo estadual: o subsecretário de contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Alexandre Aquino, e a gestora de Projetos da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Elizane Maria Carneiro.

Aquino agradeceu o convite do Sistema OCB/ES e relatou avanços no assunto PPPs dentro da Secretaria Estadual de Saúde. “Temos, na Sesa, alguns projetos relacionados às PPPs em andamento. E, em agenda com o secretário, discutimos a expansão e a melhoria da nossa rede. E sim, reconhecemos que nosso sistema de saúde pública tem algumas deficiências, mas, em consonância com a visão do governador, estamos em busca de inovação e eficiência”, afirmou.

Já a gestora de projetos da SEP destacou a ignorância e o desconhecimento do processo que envolve as parcerias público-privadas. “Eu penso que a questão da PPP é algo que carece de informação, e temos que conversar sobre isso. Atualmente, estamos em um processo para selecionar empresas que ofereçam insumos hospitalares, mas existe uma dificuldade pela falta de conhecimento. Portanto, esse momento aqui hoje é muito importante para multiplicarmos essa ideia”, observou.

 

 

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop