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Espírito Santo

Veja como foi o 4° Encontro Estadual das Cooperativas Mirins

Evento estimulou a cooperação entre as lideranças e cooperados mirins. Programação contou com uma gincana e momentos de integração


25/11/2024 18:03 - Por Síntia Ott
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Evento reuniu cerca de 230 participantes no Sesc de Aracruz. Foto: Sistema OCB/ES

Alunos de cooperativas educacionais e escolas públicas, professores orientadores e representantes de instituições envolvidas no Programa Cooperativa Mirim estiveram preentes no 4° Encontro Estadual das Cooperativas Mirins, realizado na última sexta-feira (22/11). O evento reuniu cerca de 230 participantes, no Sesc de Aracruz, e foi organizado pelo Sistema OCB/ES em parceria com o Sicoob Espírito Santo.

Veja as fotos do 4° Encontro Estadual das Cooperativas Mirins.

Atualmente, 10 cooperativas mirins funcionam no Espírito Santo, cada uma em um município diferente. Cinco são de cooperativas educacionais (Altercoop, Coop-União, Coopemcel, Cooperjetibá e Coopsaber) e outras cinco de escolas públicas (Coop Nair, Coop-Sul, Cooper.PCB, Cooper Gav e Ecocoop).

A abertura do encontro contou com a participação e falas dos presidentes das coops mirins e de membros das instituições que organizaram a programação. A supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob ES, Sandra Martins, enfatizou a relevância e o impacto da iniciativa para o público jovem.

“As cooperativas mirins já contam com mais de 450 alunos cooperados. É um programa pelo qual temos muito carinho e que tem feito diferença na vida de quem passa por ele. Ano que vem devemos ter mais três cooperativas mirins constituídas, entre março e abril, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, no Espírito Santo, e em Volta Redonda, no Rio de Janeiro”, informou.

Bianca Rocha, analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES, enfatizou a importância da colaboração entre os atores envolvidos no programa para que a iniciativa tenha eficácia. “No cooperativismo, a gente não faz nada sozinho. Para que o trabalho da cooperativa mirim possa acontecer na ponta, precisamos de todos, do aluno ao professor, bem como das Pessoas de Apoio Estratégico (PAEs), da escola e das instituições parceiras”, frisou.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, considera que o programa é vital para despertar o interesse de crianças e jovens pelo cooperativismo. Para ele, o encontro é uma forma de manter os alunos engajados na iniciativa.

“As cooperativas mirins ajudam a disseminar os princípios e os bons exemplos do cooperativismo entre as novas gerações. O programa é um chamariz para renovar e manter esse modelo de negócio vivo no futuro. Encontros como esse fortalecem a longevidade dessa iniciativa no estado e geram novas ideias para mantermos o programa envolvente e atual”, analisa.

Gincana Cooperativa

Após a palestra, os alunos foram divididos em sete equipes para que pudessem participar de desafios que exercitaram os princípios do cooperativismo, a inclusão e a sustentabilidade. As atividades foram conduzidas pela pedagoga, atriz e arte-educadora Thais Bicalho.

Após dar as boas-vindas e realizar uma dinâmica de integração, os alunos foram organizados em grupos de acordo com a cor de suas pulseiras. Para cada grupo foi designado um coordenador, que precisou escolher um envelope contendo uma charada que revelaria o nome do grupo.

Os nomes foram baseados nos sete princípios do cooperativismo. Após descobrir isso, cada grupo teve a missão de criar um grito de garra, e a regra era fazer referência a essas diretrizes, além de citar a cor e o nome do grupo e elaborar uma coreografia.

O próximo passo foi desvendar um enigma para encontrar um cartão de ativação. Os cartões estavam escondidos em vários locais próximos ao local do evento. Ao encontrá-los, os grupos receberam um envelope contendo um quebra-cabeça que, ao ser montado, revelava uma frase que indicava o próximo passo.

Assim, os grupos foram direcionados a um local para retirar cestas contendo itens necessários para a montagem de pipas. No entanto, cada cesta continha apenas um tipo de material, e os alunos precisaram compartilhar seus itens com os demais para conseguiram acessar todos os recursos e montarem suas pipas.

Ao final da gincana, os grupos puderam empinar as suas pipas e compreender a mensagem da gincana. “O cooperativismo é a arte de unir forças, de trabalhar em conjunto para alcançar objetivos maiores”, explicou Bicalho.

Para encerrar esse momento, a pedagoga apresentou uma nova interface da plataforma CapacitaCoop, chamada Jogar + Aprender. Ela foi criada para ajudar a divulgar e promover o conhecimento sobre o cooperativismo de forma lúdica e divertida. A novidade conta com jogos virtuais, vídeos, desenhos para colorir e uma série de outros materiais disponíveis para alunos e professores.

Momento Coop Mirim

O encontro também contou com o “Momento Coop Mirim: destaques do ano – melhores práticas”, onde cada cooperativa mirim apresentou uma ação de destaque promovida durante o ano de 2024. O objetivo desse compartilhamento foi mostrar como os cooperados mirins impactaram pessoas e comunidades, promovendo solidariedade e cidadania.

A Ecocoop, de Ecoporanga, compartilhou os resultados de um evento realizado em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, na Casa do Idoso São Joaquim & Sant’anna. A instituição fica ao lado da escola pública em que a coop mirim funciona, e os alunos decidiram o organizar algo para levar alegria até os idosos acolhidos no local. Os estudantes também arrecadaram alimentos não perecíveis para ajudar famílias prejudicadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Na Altercoop, que fica em São Mateus e é ligada à cooperativa educacional Coopesma, a ação de destaque foi uma mobilização que arrecadou materiais para pessoas afetadas pelas enchentes em Mimoso do Sul, no Espírito Santo. Os jovens cooperados coletaram materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas, toalhas e cobertores.

Já na Coop Nair, constituída por alunos de uma escola pública de Fundão, a ação que fez a diferença na comunidade local foi o Coopcine. Alunos de uma escola municipal da rede pública participaram de um dia de cinema, com direito a rodadas de pipoca, suco, doces e ganharam até mini sabonetes produzidos pela coop mirim. Um dos alunos contemplados nunca havia ido a um cinema e ficou feliz com a oportunidade.

Em São Gabriel da Palha, a Coop-União, formada por estudantes da coop educacional Coopesg, a principal inciativa do ano foi a construção de uma ilha ecológica que servirá de ponto de coleta seletiva para a comunidade local. A previsão é de que o espaço seja inaugurado em 2025, durante a volta às aulas. O espaço contará com lixeiras próprias para o descarte correto de resíduos.

Também no Norte do estado, em Linhares, a Coopemcel destacou duas ações que tiveram maior protagonismo este ano. Alunos da coop educacional CEL realizaram uma festa para comemorar os seis anos de fundação da Coopemcel e promoveram oficinas sobre o cooperativismo, que contaram com um convidado de peso: Bento Venturim, presidente do Sicoob Central ES.

Em Cariacica, membros da Cooper PCB produziram 534 chup-chups para juntar fundos destinados à campanha “SOS – Rio Grande do Sul”.  Os estudantes arrecadaram R$ 1.602,00 com as vendas da iguaria. Os cooperados ainda enfatizaram a relevância da coop mirim ao promover a pré-formação para o mercado de trabalho na escola estadual em que atuam.

Os alunos da Cooper Gav, do município de Vila Velha, aproveitaram o ano para realizar duas campanhas de conscientização, uma do Setembro Amarelo e outra do Outubro Rosa. As ações foram benéficas para a própria escola onde a coop mirim funciona e até mesmo para a comunidade, que pôde participar de palestras.

O destaque do ano da Cooperjetibá, que funciona em Santa Maria de Jetibá, foi a campanha “SOS Rio Grande do Sul – De Criança para Criança”.  Os alunos da coop educacional Cooperação se mobilizaram para arrecadar doações de materiais escolares e ajudar estudantes afetados por enchentes no Sul do país. 

Na Coopsaber, composta por alunos da coop educacional Coopeducar, em Venda Nova do Imigrante, o case de sucesso apresentado foi o projeto “De líder para líder”, com foco na formação de líderes de sala. Os cooperados realizaram três encontros com candidatos a líderes de classe e conduziram as votações nas salas de aula.

Os cooperados mirins da Coop-Sul dedicaram o ano à participação em dois eventos que têm ampla visibilidade em Cachoeiro de Itapemirim: a Exposul Rural e a Feira Regional de Profissões e Projetos de Vida. Nesses eventos, os alunos compartilharam informações sobre o trabalho desenvolvido pela cooperativa mirim do município.

Troca de objetos de aprendizagem

A programação foi encerrada com interações e gestos de aproximação entre as cooperativas mirins. Cada coop trouxe cartas que continham mensagens de cooperação, acompanhadas de um objeto de aprendizagem produzidos pelos alunos com finalidade educativa, a fim de que entendam na prática a dinâmica de uma cooperativa. Os alunos trocaram as cartas e objetos entre si.

Atualmente, alguns dos objetos de aprendizagem produzidos pelas cooperativas mirins são guloseimas (chup-chup, bolo de pote, palha italiana, brigadeiro, cookie e biscoito decorado), velas aromáticas, sabonetes e chaveiros.


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Fonte: Sistema OCB/ES

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