Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES forma sua primeira turma de pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação

Lideranças e colaboradores do cooperativismo tiveram acesso a mais de 380 horas de aulas ministradas por professores do Isae


18/05/2023 13:59 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto: divulgação/Sistema OCB/ES

Capacitar os profissionais que atuam no cooperativismo é um dos focos de trabalho do Sistema OCB/ES. Com base nesse objetivo, a organização ofereceu módulos de ensino complementares aos participantes da primeira turma do Programa de Inovação do Cooperativismo Capixaba, para que pudessem obter o título de pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação.

Na última terça-feira (16), ocorreu o último módulo do curso, com a participação de 29 dirigentes, gestores e empregados de sete cooperativas capixabas e do Sistema OCB. A capacitação foi fruto de uma parceria entre o Sistema OCB/ES e a escola de negócios do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae). A Organização Estadual é a oferecer uma oportunidade como essa.

Ao longo dos módulos, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver e potencializar competências técnicas e comportamentais, exercitando o pensamento inovador por meio atividades teóricas e práticas. Entre os temas abordados, estiveram a gestão estratégica da inovação; transformação digital e a indústria 4.0; gestão de times orientados à inovação; estratégias de marketing; e inovação em sustentabilidade.

A capacitação complementar teve início em julho do último ano e contou com 12 módulos. Ao longo do curso, os participantes desenvolveram atividades em resposta a três desafios comtemplados pelo conteúdo programático, a fim de colocar os aprendizados em prática.

O primeiro desafio consistiu em realizar um diagnóstico do cenário organizacional quanto à cultura de inovação. Em seguida, os alunos mapearam oportunidades e ações de fortalecimento da cultura de inovação nas cooperativas. Por fim, as lideranças e colaboradores foram desafiados a elaborar ações para o fortalecimento da cultura de inovação no ambiente cooperativista.

O diretor executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, foi um dos participantes da capacitação. A liderança avalia que os conteúdos o ajudaram a desenvolver o pensamento inovador, e prevê os benefícios dos aprendizados para o cooperativismo capixaba.

“Essa pós-graduação me auxiliou a identificar novas oportunidades de inovação no nosso modelo de negócio. Acredito que todos que concluíram o curso irão, de alguma maneira, aplicar os aprendizados em suas cooperativas e áreas específicas de trabalho. O nosso movimento só tem a ganhar com esse ciclo virtuoso”, destaca.

Por parte do Sistema OCB/ES, também concluíram a pós-graduação os colaboradores Alexandre Ferreira, Creiciano Paiva, Marcos Passos e Valdemar Fonseca.

 


Tags

sistema ocbes isae

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop