Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES e indústrias conhecem programa para a cadeia do leite capixaba

Seag apresentou a versão inicial do Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite no Espírito Santo


16/05/2023 13:01 - Por Amanda Kfuri
Compartilhe

Crédito: Governo do Estado do Espírito Santo

Na última quinta-feira, 11 de maio, colaboradores do Sistema OCB/ES, representantes da pecuária de leite do Espírito Santo e outras entidades participaram de uma reunião na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em Vitória. O objetivo foi apresentar o Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite no estado. O Sistema OCB/ES foi representado pelos analistas de Desenvolvimento Cooperativista Creiciano Paiva e Theresa Raquel.

Atualmente, o Espírito Santo produz cerca de 1 milhão de litros de leite por dia, o que representa cerca de R$ 727 milhões anuais de faturamento, com cerca de dez mil produtores de leite.

De acordo com a edição mais recente do Anuário do Cooperativismo Capixaba, em 2021 as cooperativas captaram 158,8 milhões de litros de leite no estado, e 96,4% do volume foi adquirido junto aos próprios cooperados. Cerca de 80% do total foi destinado à industrialização própria. Desde a inauguração da nova unidade industrial da Selita, a capacidade instalada de processamento cresceu 30%.

Ainda assim, indústrias de laticínios têm destacado a necessidade de se aumentar a produtividade da bebida nas fazendas capixabas e tornar o estado autossuficiente na produção.

Em resposta a essa demanda, a Seag apresentou a versão inicial do plano destinado às cooperativas e demais indústrias de laticínios do Espírito Santo. Na reunião da última semana, a secretaria elencou os comitês estratégicos e executores do programa, que irão definir e colocar as ações em prática.

Na proposta inicial, os eixos estratégicos envolvem um comitê operacional que criará estratégias sobre a produção, produtividade e tecnologia no campo; fomentará a imagem do leite como atividade econômica; mapeará recursos humanos nas fazendas; e buscará agregação de valor e estímulo ao consumo do leite e derivados.

Theresa Raquel, colaboradora do Sistema OCB/ES, enfatiza a importância da reunião e da implementação do programa. "A cadeia produtiva do leite e seus derivados é de grande importância para o cooperativismo capixaba. O programa é necessário para materializar o desenvolvimento da produção de maneira planejada e alinhada", pondera a analista.

Nessa mesma perspectiva, o diretor-executivo da organização, Carlos André Santos de Oliveira, destaca a relevância da adesão ao planejamento. “Em 2021, os produtos lácteos das cooperativas capixabas registraram um faturamento de R$ 602,4 milhões. Fica evidente que a produtividade capixaba, com a participação das coops e seguindo um bom plano de desenvolvimento, tem potencial para tornar-se autossuficiente”, completa a liderança.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop