Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB aponta representação cooperativista como fator de competitividade

Gerente de Relações Institucionais da Unidade Nacional, Clara Maffia, integrou a programação do 2º ES Coop para o Futuro


21/08/2025 17:12 - Por Renan Chagas
Compartilhe
Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB Nacional. Foto: Sistema OCB/ES

Um cooperativismo unido em torno de pautas em comum e organizado tem muito a ganhar quando o assunto é competitividade. Foi isso que apontou a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB Nacional, Clara Maffia, durante a sua apresentação na 2ª edição do ES Coop para o Futuro, evento realizado pelo Sistema OCB/ES nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/8), na região Serrana do Espírito Santo.

A liderança levou para os mais de 100 participantes a palestra “A Força do Sistema OCB: representação cooperativista nacional como fator de competividade”, trazendo os principais pontos de atuação da organização que atua em prol das cooperativas em todo o país. A profissional abriu a programação do evento com um recado importante para os cooperativistas.

“A primeira coisa que queria falar é a necessidade de termos consciência de que fazemos parte de um movimento muito relevante e, muitas vezes, na rotina, esquecemos disso. Lá em Brasília, a gente faz esse exercício sempre, porque sabemos e conhecemos o papel fundamental que as cooperativas têm para o desenvolvimento econômico e social do país”, iniciou.

No que se refere à atuação para fortalecimento do cooperativismo, Maffia se aprofundou no tema “representatividade”, que, junto com as temáticas “ESG” e “Negócios”, compõe os três eixos prioritários de atuação do Sistema OCB. Ela explicou a importância de as cooperativas estarem atentas às atividades políticas visando o fortalecimento do modelo de negócio.

“O que fazemos enquanto organização de representação é ajudar as cooperativas a serem mais competitivas em mercados cada vez mais complexos e voláteis. E a representatividade é fundamental para os resultados que vamos ter enquanto negócios”, continuou.

A liderança explicou, ainda, o trabalho que o Sistema OCB vem desenvolvendo nessa frente, apresentando alguns números. A instituição acompanha 5.344 projetos de lei e 3.135 normativos no Poder Executivo, além de monitorar 18.663 decisões nos Tribunais Superiores, todos que podem impactar o cooperativismo.

“Pesquisas mostram que questões regulatórias e fatores políticos aparecem como fatores estratégicos no mercado. Tudo é política. Podemos não gostar desse tema, mas precisamos estar presentes nas discussões, porque se nós não estivermos nelas, outras pessoas estarão. Não podemos escolher não ser afetados pela política, mas podemos escolher influenciar o resultado dela. Essa segunda opção é a decisão que o Sistema OCB toma”, concluiu.

Ela também lembrou o trabalho empenhado para fazer com que o cooperativismo fosse considerado em suas especificidades na Reforma Tributária. Essa atuação demandou mais de 2,2 mil horas de trabalho em prol do tema somente em 2024, incluindo a participação em audiências públicas, reuniões internas e com autoridades, além da análise de textos, pareceres e construção de emendas.

“Preciso também parabenizar vocês, porque o Espírito Santo teve uma participação ativa, com a mobilização e sensibilização dos políticos, ligações, visitas aos gabinetes e envio de e-mails. Um engajamento que, somado ao trabalho dos outros estados e do time de Brasília, fez a diferença para o resultado histórico que tivemos”, completou.

Atuação do Espírito Santo

Clara Maffia também falou sobre outros destaques do Sistema OCB/ES. Entre os pontos abordados estão o trabalho da Unidade Estadual com o uso dos diagnósticos voltados ao cooperativismo, o alto índice de adesão à plataforma CapacitaCoop - que colocou o estado em 1º lugar no seu uso - e ao desempenho nas metas do Eleva 2024.

“Tenho que parabenizar o estado por esse trabalho de destaque. O Espírito Santo tem trabalhado junto com a gente, sendo piloto nas nossas ações, entrando em novos desafios e participando de foros estratégicos. Há um dado recente, inclusive, que vocês ficaram entre as três primeiras colocadas no índice de transparência. E fica o meu convite para que vocês sigam nesse caminho, fazendo a diferença”, destacou.

A gerente de Relações Institucionais também destacou o trabalho da Rede de Multiplicadores, ação capixaba criada em desdobramento ao Programa de Educação Política, do Sistema OCB Nacional. A ideia é que as cooperativas possam capacitar e preparar atores para serem os representantes do cooperativismo, participando e levando sua visão nas discussões estratégicas em suas localidades.


Fotos



Tags

sistema ocbes es coop para o futuro

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop