Retrospectiva: Sistema OCB/ES supera metas nacionais e impulsiona o cooperativismo capixaba
Organização estadual alcançou resultados acima do esperado ao incentivar suas cooperativas a utilizarem soluções e alimentarem plataformas do Sistema OCB
Contribuir com o desenvolvimento das cooperativas capixabas é a premissa primordial do Sistema OCB/ES. Por isso, a organização estadual acompanha e orienta de perto a evolução delas em aspectos como gestão, governança, fidelidade aos princípios do cooperativismo, saúde financeira, negócios e cumprimento da agenda ESG.
De alguns anos para cá, o acompanhamento foi modernizado e tem sido feito por meio de diagnósticos desenvolvidos pelo Sistema OCB nacional, principalmente com o auxílio das cinco ferramentas que hoje fazem parte do conjunto de soluções chamado AvaliaCoop.
Para fortalecer a adesão a essas plataformas, o Sistema OCB tem estimulado as suas organizações estaduais a elevarem os seus índices de aplicação dos diagnósticos e o cumprimento de outros requisitos, como o preenchimento do Censo Cooperativista – formulário que coleta dados sociais e econômicos das coops - e a atualização cadastral na plataforma SouCoop.
O incentivo é feito por meio das metas do Eleva, uma jornada que instiga as unidades estaduais a alcançarem os melhores resultados dentro das suas realidades locais. As primeiras metas foram lançadas em 2023, e o Sistema OCB/ES conquistou resultados de destaque.
Em 2024, o Sistema OCB/ES foi instigado a cumprir novas metas, agrupadas em três fases. A instituição disputou posições nos rankings com outras seis organizações estaduais, dos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Ceará e Mato Grosso.
Em mais um ano, a unidade estadual capixaba obteve resultados acima do esperado em todas as fases do Eleva. O resultado final, considerando o desempenho em todas as metas, será divulgado no início de 2025, e a organização estadual que alcançar a 1ª colocação será premiada com três vagas para uma missão no Japão.
Além disso, os pódios de cada meta também valem prêmios. Os primeiros colocados ganham um Iphone, os segundos um Playstation e os terceiros um notebook. Um dos prêmios de primeiro lugar, referente à primeira fase, já foi até entregue ao Sistema OCB/ES.
Valdemar Fonseca, gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, lembra que o desempenho nas metas tem relação direta com os recursos que serão disponibilizados para a instituição no ano seguinte. Dessa forma, a dedicação da equipe também beneficia as cooperativas do estado, uma vez que um orçamento robusto permitirá custear ações qualificadas e eficazes de fomento ao modelo de negócio.
“Temos orgulho de representar essa frente de trabalho coletivo, onde cada colega demonstrou muita garra e foco. É fundamental que sejamos transparentes quanto ao nosso engajamento para o alcance da excelência, pois ele impacta as cooperativas capixabas. Por isso, esses resultados precisam ser compartilhados com elas”, reflete o gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca.
A seguir, confira como está sendo o desempenho da instituição em cada uma das fases do Eleva 2024.
Fase 1: AnuárioCoop
A primeira meta consistiu em incentivar e auxiliar o maior número possível de cooperativas registradas no Sistema OCB/ES a atualizarem os seus dados obrigatórios no sistema SouCoop, dentro do fluxo “Anuário do cooperativismo”. As informações são necessárias para estruturar o AnuárioCoop e o Anuário do Cooperativismo Capixaba, sendo este último elaborado pelo Sistema OCB/ES.
A organização estadual precisava atingir o percentual mínimo de 80%, considerando todas as coops registras até 31 de dezembro de 2023, exceto as suspensas. Até o dia 14 de junho deste ano, a instituição mobilizou as suas coops a preencherem os campos na plataforma e superou a meta estipulada pelo Sistema OCB, chegando à marca de 100% de adesão. A entidade ficou em 1° lugar no ranking do seu grupo.
Fase 2: Plano de Ação
A segunda meta à qual o Sistema OCB/ES se dedicou foi a do Plano de Ação, na qual organização estadual precisou apoiar o desenvolvimento de suas cooperativas por meio da aplicação dos diagnósticos organizacionais do AvaliaCoop, elaborados e geridos pelo Sistema OCB.
Os resultados da meta foram vinculados ao recebimento do bônus Fundecoop em 2025 e ao plano de trabalho elaborado pelo Sistema OCB/ES em 2023. O pré-requisito da segunda fase eram alcançar o índice de 50% em cinco diagnósticos (Negócios, Identidade, Governança e Gestão, ESG e Desempenho) e de 80% na soma de todos os diagnósticos planejados.
Com data de corte em 6 de dezembro, a instituição alcançou 100% de adesão a todos as soluções, atingindo o nível máximo da meta. Foram aplicados 49 diagnósticos do Identidade, 4 de Negócios, 62 de Gestão e Governança, 41 de Desempenho e 16 de ESG. Ao todo, 172 diagnósticos foram aplicados, 29 a mais que a meta estipulada.
Embora os resultados sejam parciais, pois ainda precisam ser validados pelo Sistema OCB, os números demonstram o engajamento da organização estadual e das cooperativas na utilização das ferramentas.
Fase 3: Atualização Cadastral
Durante a última fase, que iniciou no segundo semestre de 2024 e finalizará em 31 de dezembro deste ano, o Sistema OCB/ES precisa alcançar o percentual mínimo de 60% de cooperativas do seu estado com campos obrigatórios do fluxo “Atualização cadastral” atualizados na plataforma SouCoop.
O intuito dessa meta é aumentar a disponibilidade de informações confiáveis no sistema, a fim de reforçar a credibilidade e a força do movimento cooperativista a nível nacional, subsidiando o Sistema OCB e as suas organizações estaduais com dados precisos.
Foram considerados os mesmos critérios da primeira fase para definir o escopo de coops participantes. A organização estadual já superou a meta, alcançando o índice de 93% das coops do Espírito Santo com cadastros atualizados. Esse número ainda poderá sofrer variações. No entanto, até o momento a instituição lidera o ranking do seu grupo.
Certificação de Regularidade Técnica
A nível local, a aferição do desenvolvimento das cooperativas do Espírito Santo em quesitos como gestão e governança é complementada pela Certificação de Regularidade Técnica (CRT), um programa criado pelo Sistema OCB/ES.
A solução foi aplicada pela primeira vez em 2005. Nessa época, começaram a ser verificados itens como fidelidade das coops aos princípios do cooperativismo e o cumprimento de obrigações legais, trabalhistas, contábeis, fiscais e estatutárias.
O acompanhamento era – e ainda é – feito por meio de visitas técnicas. Os colaboradores vão a campo para aferir o desempenho de cada cooperativa registrada na organização estadual.
Gradativamente, o programa e os seus processos evoluíram. Assim, a CRT obteve respaldo da Lei Estadual 8.257/2006 e do Decreto 1.931-R, de 2007. Os textos asseguram que as cooperativas precisam apresentar a certificação da CRT para acessar políticas públicas estaduais.
De alguns anos para cá, as soluções nacionais do Sistema OCB foram incorporadas à CRT, modernizando o programa. Em 2023, 73 cooperativas do estado foram certificadas. O resultado do ciclo de 2024 será divulgado em fevereiro do próximo ano.
Tags
sistema ocbes retrospectiva retrospectiva 2024Fonte: Sistema OCB/ES