O cooperativismo esteve em pauta nos programas televisivos Mundo Cooperativo e Negócio Rural, no último domingo (21/9). As reportagens abordaram o trabalho realizado por uma cooperativa mirim do Espírito Santo e mostraram o destino de alimentos produzidos por agricultores familiares de cooperativas do estado.
Veja a seguir!
Cooperativa mirim contribui com a aprendizagem de alunos
O jornalista Vinícius Baptista, que conduz o programa Mundo Cooperativa (TV Sim/SBT), foi até a sede da cooperativa mirim Cooper Gav, no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Galdino Antônio Vieira, em Vila Velha. Ele conheceu os alunos que são cooperados, o presidente da cooperativa mirim e os três professores orientadores que acompanham a iniciativa na escola.
Embora a coop mirim não tenha fins lucrativos, os alunos da Cooper Gav produzem bolo de pote enquanto objeto de aprendizagem. O dinheiro arrecadado com as vendas é administrado pelos próprios cooperados e utilizado para investimentos na própria coop e até mesmo para ações voltadas à comunidade.
Confira a reportagem:
Cooperativas capixabas abastecem escolas públicas de São Paulo
Uma edição especial do programa Negócio Rural, conduzido pelo jornalista Bruno Faustino, mostra o impacto das cooperativas Cooperfruit, Coopram e CAFC na vida de agricultores familiares do Espírito Santo e de alunos de escolas públicas de São Paulo.
Os alimentos saem do Espírito Santo e chegam na Cooper Central Vale do Ribeira, que reúne cooperativas de agricultura familiar. Alimentos como banana, da CAFC; feijão, da Cooperfruit; e mexerica, da Coopram e Cooperfruit, saem da central e vão parar em escolas públicas de São Paulo.
Confira a reportagem para ver o processo de produção desses alimentos e conhecer a diferença que eles fazem no dia a dia dos alunos: