A cooperativa agropecuária Nater Coop, com sede em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, está na lista das mil maiores empresas do Brasil. Ela figura na 466ª posição do ranking, que avaliou as empresas com base na receita líquida alcançada por elas em 2024.
A cooperativa também se destaca por estar entre as 12 empresas do Espírito Santo que entraram na listagem. No setor Agronegócio, ela ocupa a 56ª posição em meio às 90 empresas ranqueadas. Além da Nater Coop, a única empresa capixaba nessa relação é a Unicafé, em 66° lugar.
As posições conquistadas são fruto da receita líquida de R$ 2,4 bilhões obtida pela cooperativa no último ano. O feito é reconhecido pelo diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.
“Entrar para um ranking tão prestigiado como o Valor 1000 é uma conquista e tanto. O destaque reflete os investimentos que a Nater Coop vem fazendo na diversificação e expansão dos seus negócios, equilibrando competitividade e crescimento sustentável”, considera.
Com 60 anos de mercado, a coop teve origem no agro, mas já atua em diversos outros segmentos. Suas atividades incluem avicultura, bovinocultura, cafeicultura, pepericultura, lojas agropecuárias, fábrica de rações, postos de combustíveis, lojas de convivência, supermercados e varejo.
Cooperativismo brasileiro em destaque
Cooperativas de outros estados do Brasil também entraram para o ranking do Valor 1000. O modelo de negócio ainda se destacou em rankings temáticos, segmentados por tipo de atividade econômica.
Na lista “Os 100 maiores bancos”, o Sicredi ocupa a 7ª posição, e o Sicoob, a 9ª. No ranking “Os 50 maiores planos de saúde”, diversas Unimeds se classificaram. A Unimed Nacional ficou em 5° lugar. A Unimed Vitória, do Espírito Santo, está na 20ª colocação.
Sobre o ranking
O 25º ranking Valor 1000 foi produzida pelo Valor em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcef).
A análise engloba informações contábeis e financeiras reunidas a partir de dados públicos ou fornecidos pelas empresas. São avaliados aspectos como receitas, despesas, margens e dívidas, além de práticas ESG.
Além de ranquear as 1000 maiores empresas, a pesquisa elenca quais são as melhores em 27 setores de atividade.
Tags
sistema ocbes nater coopFonte: Sistema OCB/ES