Carregando...
Espírito Santo

Lugar de potência: palestra dá dicas sobre liderança para cooperativistas no ES

CEO da maior empresa de recrutamento da América Latina, Ricardo Basaglia foi um dos palestrantes do 2º do ES Coop para o Futuro


21/08/2025 17:31 - Por Renan Chagas
Compartilhe
Ricardo Basaglia, CEO da Michale Page Foto: Sistema OCB/ES

O papel dos líderes no dia a dia e nos resultados das organizações balizou a palestra “Lugar de potência”, promovida na tarde desta quinta-feira (21/8), durante a 2ª edição do ES Coop para o Futuro. O evento está sendo promovido pelo Sistema OCB/ES com o apoio do Sebrae/ES. O tema foi abordado pelo CEO da Michale Page (maior empresa de recrutamento da América Latina), Ricardo Basaglia.

O palestrante iniciou sua fala refletindo sobre a história da liderança. “Quando começamos a olhar a gestão de pessoas, ser líder hoje é bem mais difícil do que há 20 ou 30 anos. A quantidade de temas que temos que trabalhar hoje, como a questão geracional, emocional, de inteligência artificial, é bem maior que no passado”, disse.

Basaglia explicou que, para saber liderar, é preciso olhar para si e para o histórico emocional. De acordo com ele, nos últimos 300 anos, a sociedade evoluiu muito e mudou quase completamente a sua forma de viver. Mas, do ponto de vista emocional, as pessoas seguem reagindo a estímulos e circunstâncias da mesma forma que seus antepassados faziam há milênios.

“Apesar dos avanços científicos e tecnológicos, emoções como raiva, orgulho e insegurança ainda fazem parte da nossa rotina. Precisamos entender isso e trabalhar esses pontos. Por isso, não dá para falar de liderança sem falar de autogestão. O autoconhecimento é o caminho para que alguém se torne um grande líder”, continuou.

Ele também mencionou a importância do poder de adaptação. O CEO lembrou que, no passado, um indicador de sucesso era o quociente intelectual (QI). Depois, veio o quociente emocional (QE). Hoje, o quociente que está em voga é o de adaptabilidade: quando mais adaptável se é, maior a chance de obter sucesso.

Gestão de times

Na sequência, o palestrante falou sobre a gestão de times. Ele abordou os malefícios da arrogância interna e a importância de manter uma escuta ativa, item que ele classificou como um dos maiores desafios atuais. Além disso, ele comentou sobre a necessidade de estimular a evolução constante.

“Não adianta cobrarmos a perfeição, porque, além de impossível, isso limita as possibilidades e faz com que a gente caia no pacto da mediocridade. O que precisamos fazer é identificar e reconhecer os pontos de melhoria. É isso que provoca a evolução. Esse processo é fundamental”, avaliou Basaglia.

Ele ainda falou sobre o papel das relações, fazendo alusão a uma Conta Bancária Emocional (CBE). “Toda vez que eu ajudo uma pessoa, dou suporte, incentivo, apoio em um projeto, estou fazendo depósito nessa conta. Toda vez que sigo pelo caminho contrário, eu estou fazendo saques. De tempos em tempos, precisamos ver como está o saldo na nossa conta”.

No encerramento, o palestrante alertou sobre a tolerância a maus comportamentos e destacou a necessidade de assumir responsabilidade!


Fotos



Tags

sistema ocbes es coop para o futuro

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop