Comunicar bem e entender de marketing não são mais habilidades restritas a quem trabalha na área de comunicação. Hoje, saber se expressar com clareza, criar conexões com o público e posicionar uma marca com estratégia faz diferença em qualquer setor, especialmente dentro das cooperativas.
Pensando nisso, a CapacitaCoop, plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro, oferece uma série de cursos gratuitos e com certificado voltados para quem quer se desenvolver nessas frentes.
Os conteúdos são práticos, acessíveis e pensados para diferentes níveis de conhecimento, do básico ao avançado. Se você quer melhorar sua escrita, aprender técnicas de oratória, entender como funciona o SEO ou montar estratégias de e-mail marketing, essa seleção é para você!
Leia o artigo, escolha seu curso e comece a desenvolver habilidades que fazem a diferença — seja você um profissional da comunicação ou de outra área.
Comunicação e oratória
Quer perder o medo de falar em público? Com esse curso, você aprende técnicas para aumentar o seu poder de persuasão, controlar o seu nervosismo e usar a voz e o corpo a seu favor. O curso também conta com masterclasses exclusivas para melhorar a oratória de forma geral e adaptar sua comunicação para diferentes situações.
Carga horária: 15h
Escrita Criativa
Aulas para quem quer escrever melhor, seja para finalidades profissionais ou pessoais. Você aprenderá técnicas fundamentais, identificará os seus pontos fortes e vai explorar diferentes estilos. Tudo isso com dicas e exercícios práticos para testar no dia a dia.
Carga horária: 2h
Branding básico
Uma introdução clara e objetiva para quem quer entender o que é branding e como começar a aplicar. Você aprenderá a construir a mensagem da sua marca, testar ideias e posicioná-la no mercado com estratégias simples e eficazes. Ideal para quem está começando e quer dar os primeiros passos com segurança.
Carga horária: 2h
Branding intermediário
Recomendado para quem já conhece os fundamentos e quer construir uma marca com mais personalidade. O curso mostra como criar conexão com o público, criando uma love brand a partir da identidade visual, propósito, posicionamento e promessas. A chance perfeita para conhecer mais sobre a experiência do consumidor.
Carga horária: 5h
Branding avançado
Se você já entende bastante do assunto, esse é o curso ideal. Aqui, você vai aprender a melhorar a medição do valor de marca[SM3] [LC4] , como ativá-la com foco em performance e como acompanhar os impactos no mercado. Tudo isso com o uso de ferramentas de mensuração e avaliação de resultados para elevar o nível da sua gestão de marca.
Carga horária: 2h
Neurociência do consumo
Aprenda como o cérebro influencia decisões de compra e descubra como aplicar o neuromarketing para fortalecer a conexão com os clientes da sua cooperativa. O curso aborda temas como percepção, atenção, motivação e emoções, além de apresentar métodos científicos que ajudam a transformar o conhecimento em estratégia de negócios.
Carga horária: 4h
Visual thinking
Domine o pensamento visual para organizar ideias, facilitar projetos e comunicar propostas com mais clareza dentro da sua cooperativa. O curso apresenta ferramentas como mapas mentais, facilitação gráfica e anotações, com exercícios práticos que estimulam a criatividade e tornam o processo de desenvolvimento mais eficiente.
Carga horária: 2h
Análise de mercado
Aprenda a utilizar dados de mercado para propor ações ou tomar decisões em seu ramo de atuação. O curso ensina como coletar e interpretar dados, a estudar a concorrência e os clientes e a tomar decisões mais estratégicas.
Carga horária: 6h
Estratégias de CRM e e-mail marketing
Se você ainda não usa o CRM como um aliado para campanhas ou não sabe montar uma base de contatos eficiente, esse curso é para você. Aqui, é possível aprender os conceitos fundamentais do e-mail marketing e entender como planejar e disparar e-mails pensando em cada etapa da jornada do cliente.
Carga horária: 15h
SEO básico
Comece a entender como o Google funciona e como fazer seu conteúdo aparecer nas buscas. O curso apresenta os fundamentos do SEO, escolha e ranqueamento de palavras-chave e dicas práticas de otimização.
Carga horária: 3h
SEO intermediário
Já sabe o básico de SEO e quer melhorar a performance dos conteúdos? Este curso ensina a planejar campanhas, otimizar seu site e tornar sua marca mais relevante. O curso traz estratégias que ajudam você a se destacar na web com seus conteúdos.
Carga horária: 2h
SEO avançado
O lugar perfeito para aprofundar os conhecimentos técnicos em SEO e mensurar os resultados das ações. Melhore a estruturação de páginas e o acompanhamento da performance, tráfego e resultados de pesquisa.
Carga horária: 7h
Se preferir, acesse as trilhas de cursos sobre comunicação e marketing da CapacitaCoop:
- Comunicação e Marketing no Cooperativismo – Básico
- Comunicação e Marketing no Cooperativismo – Intermediário
- Comunicação e Marketing no Cooperativismo - Avançado
Confira mais conteúdos sobre cursos da plataforma CapacitaCoop.
Tags
sistema ocbes cursos capacitacoopFonte: Sistema OCB/ES