Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas educacionais capixabas recebem apresentações de Teatro de Bonecos

Atração cultural é parte do cronograma do Prêmio de Desenho e Vídeo 2023, promovido pelo Sistema OCB/ES


23/03/2023 14:21 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

94 alunos da Coopeducar asistiram à apresentação da Turma do Frederico

Mais uma etapa do Prêmio de Desenho e Vídeo 2023 foi cumprida. Durante as últimas semanas, as cooperativas educacionais capixabas  receberam a visita da Turma do Frederico, um teatro de bonecos liderado pelo ator bonequeiro profissional Cleyton Passos. Os estudantes das turmas do ensino fundamental puderam assistir à apresentação cultural que abordou o tema do prêmio, “Cooperar hoje para construir o amanhã”.

Neste ano, as apresentações se iniciaram no dia 7 de março, na Cooperativa Educacional de Linhares (CEL). As sete cooperativas educacionais capixabas registradas no Sistema OCB/ES foram contempladas com a atração cultural. Ao todo, 757 crianças assistiram o teatro.

Além de Linhares, a Turma do Frederico rodou por outras cidades e regiões do Espírito Santo. O grupo passou por São Gabriel da Palha, na Coopesg; Pinheiros, na Coopepi; Santa Maria de Jetibá, na Cooperação; Venda Nova do Imigrante, na Coopeducar; Muqui, na Coopem; e, por fim, realizou a sua última apresentação na Coopesma, em São Mateus.

 

TEATRO DE BONECOS E COOPERATIVISMO

A apresentação do teatro de bonecos já é tradição no cronograma do Prêmio de Desenho e Vídeo. O objetivo é explicar para as crianças, de forma didática e divertida, princípios do cooperativismo, para que assim elas tenham a bagagem necessária para produzirem seus trabalhos de forma criativa e coerente.

Como o tema da edição de 2023 do prêmio é “Cooperar hoje para construir o amanhã”,, as crianças e adolescentes estão sendo instigadas a produzirem trabalhos que mostrem o cooperativismo como um modelo de negócios capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo e sustentável.

Dessa forma, Cleyton Passos, guiou as peças teatrais do seu grupo de bonecos de acordo com o tema proposto. O bonequeiro afirmou que conduziu o encontro falando sobre o poder da cooperação e destacando a importância do respeito. De forma leve e divertida, as crianças puderam aprender mais sobre o respeito às diferenças e a importância da coletividade. Além do mais, foram destacados princípios fundamentais do cooperativismo.

Há quase 20 anos rodando o Espírito Santo e outros estados do Brasil com o seu teatro, Passos relatou que essa não foi a primeira vez que se apresentou em cooperativas educacionais. O ator ressaltou que é perceptível o ambiente de cooperação em uma cooperativa educacional. “Tenho que elogiar muito a receptividade dos professores, diretores e alunos de todas as cooperativas pelas quais passei. Todos eles me receberam de forma muito carinhosa e solícita. O espírito cooperativista, fica visível”, afirmou Passos.

De acordo com o profissional, os estudantes foram muito participativos nas apresentações. “A reação de todos os alunos foi fantástica. Eles foram muito interativos. Espero que essas sementes de conhecimento possam gerar frutos bacanas não só nos trabalhos que serão desenvolvidos pelos alunos, mas também na vida prática de cada um deles”, afirmou o ator.

 

PRÓXIMAS ETAPAS DO PRÊMIO

O Prêmio de Desenho e Vídeo segue agora para a sua primeira etapa de seleção. A partir do dia 3 de abril começa a realização do prêmio dentro das cooperativas. Nessa primeira fase, que vai até o dia 6 de junho, cada coop deverá selecionar os três melhores desenhos por categoria e vídeos.

Logo após, os desenhos devem ser inscritos e enviados para o Sistema OCB/ES, que por meio da sua Comissão Julgadora será responsável pela avaliação final e seleção dos trabalhos vencedores.

Clique aqui e confira o cronograma completo.

 


Fotos


Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop