As mobilizações para o Dia de Cooperar (Dia C) 2023 estão a todo vapor, e as cooperativas capixabas interessadas em fazer parte de mais essa campanha já podem manifestar interesse em participar. O prazo para preencher o formulário de inscrição termina no próximo dia 31 de maio.
É importante frisar que não existe prazo para cooperar em prol do próximo! As cooperativas podem e devem se esforçar para realizar iniciativas ligadas ao Dia de Cooperar durante todo ano. Porém, só receberão o kit com as camisas da campanha as cooperativas que preencheram o formulário até o prazo estipulado e que se comprometam em realizar pelo menos uma ação social voltada ao Dia C.
No Espírito Santo, a campanha do Dia de Cooperar deste ano foi lançada no dia 25 de abril, integrando a programação do II Encontro de Responsabilidade Social Cooperativista.
FORTALECIMENTO DA CAMPANHA
No ano passado, o Dia C obteve resultados animadores no estado. As cooperativas capixabas desenvolveram um total de 159 ações, que beneficiaram diretamente mais de 44 mil pessoas.
Mesmo que iniciativas e projetos ligados ao movimento possam ser realizadas ao longo de todo ano, existe um dia especial para comemorar a data: o Dia Internacional do Cooperativismo, que é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. Este ano, a data será no primeiro dia do mês.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, ressaltou que as cooperativas devem, todos os dias, se preocupar com o bem estra social de suas comunidades e com sustentabilidade do planeta.
“O modelo de negócio cooperativista preza pelas pessoas, seguimos o princípio do Interesse pela Comunidade e assim focamos em promover ações e projetos que colaborem com o crescimento das comunidades e que diminuam as desigualdades sociais tão gritantes em nossa realidade” avaliou Carlos André.
Além disso, a liderança destacou a importância de mobilização com a campanha da Organização Estadual Capixaba em si e refletiu sobre a importância de integração entre as ações. “As coops capixabas devem promover as ações, mas também é recomendado que se atentem aos prazos e adquiram os materiais que são direcionados da Organização Nacional para que criemos uma unificação do discurso dentro das ações”, pontuou.
Fonte: Sistema OCB/ES