Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas capixabas firmam o compromisso na erradicação da pobreza

Das ações do Dia C realizadas em 2022, cerca de 15 % estavam ligadas ao primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU


16/05/2023 17:06 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

 

Cooperar é transformar histórias! E isso o coop capixaba faz muito bem. No último ano, as cooperativas do Espírito Santo desenvolveram 159 ações sociais relacionadas ao Dia de Cooperar (Dia C), um aumento em relação a 2021. Mais de 44 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações e projetos promovidos.

O movimento cooperativista também está sempre atento às principais demandas do mundo atual. Por isso, as ações do Dia C, sejam elas pontuais ou contínuas, sempre estão conectadas a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em consonância com a Agenda 2030.

Das 159 ações realizadas pelas cooperativas do Espírito Santo no último ano, 25 foram relacionadas ao ODS 1, o de Erradicação da Pobreza. Isso equivale a 15,72% das iniciativas. O objetivo do ODS é eliminar a pobreza em todas as suas formas e lugares. Afinal, pesquisas mostram que a problemática ainda é presente na sociedade atual.

O relatório do Índice Global de Pobreza Multidimensional (MPI) publicado em 2022 indicou que 1,2 bilhão de pessoas, em 111 países em desenvolvimento, vivem em pobreza multidimensional aguda. Isso mesmo antes de levar em consideração a crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Sendo assim, urge a necessidade de promover e disseminar iniciativas que visem reverter essa situação, e as cooperativas têm contemplado a demanda em suas iniciativas de responsabilidade social. A seguir, confira alguns cases de sucesso vinculados ao Dia de Cooperar e que mostram o compromisso das coops capixabas com a erradicação da pobreza em suas comunidades.

 

UNIMED PIRAQUEAÇU: BAZAR SOLIDÁRIO

Pensando em contribuir para a erradicação da pobreza e, somado a isso, incentivar a moda sustentável e o consumo solidário, em 2022 a Unimed Piraqueaçu realizou um bazar solidário e reverteu o valor obtido com a venda das peças para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade.

O Bazar aconteceu no último dia 6 de agosto e foi promovido na parte externa da sede da cooperativa, no município de Aracruz. As peças de roupas, acessórios e calçados que estavam à venda foram arrecadas por meio de uma mobilização interna e doação dos médicos cooperados da Unimed Piraqueaçu. Ao todo, foram angariadas 916 peças variadas, que foram disponibilizadas para venda à comunidade local.

Fernanda Rosario Candeias, analista do Núcleo de Desenvolvimento Humano da coop, afirmou que 30% das peças disponíveis foram vendidas na iniciativa. O recurso arrecadado foi de R$ 4.480,55. O restante das roupas e calçados foram doados para famílias que perderam seus bens durante as fortes chuvas que atingiram o estado no final do último ano.

Já o dinheiro recebido foi direcionado para a execução de ações secundárias voltadas para a promoção do bem-estar social de crianças em vulnerabilidade social. Ao todo, oito voluntários ligados à cooperativa visitaram entidades da região que se dedicam ao cuidado de crianças.

Os projetos visitados e contemplados foram o Projeto Minha Chance, o orfanato Recanto Feliz e o Projeto José Homem Justo (J.H.J).

 

UNIMED SUL CAPIXABA: CASA DE PASSAGEM

No dia 25 de junho do ano passado, a Unimed Sul Capixaba promoveu uma ação pontual no Projeto Harpa, uma casa de passagem em Atílio Vivácqua, município vizinho de Cachoeiro de Itapemirim. A casa conta com 45 internos que são acolhidos por profissionais preparados para o recebimento e apoio de pessoas que precisam de reabilitação.

Na oportunidade, cinco voluntários da coop de saúde visitaram o local e tiveram um momento de descontração e lazer com os internos. O momento contou com café da manhã e música. Neste dia também aconteceu a doação de agasalhos que foram arrecadados em outra iniciativa promovida pela cooperativa, a Campanha do Agasalho.

 

COOPGRANÉIS: DOAÇÃO DE MANTIMENTOS

A Coopgranéis, cooperativa de transporte do Espírito Santo, também realizou uma ação do Dia C voltada à erradicação da pobreza. Com recursos próprios e por meio da colaboração de associados, a cooperativa doou cestas básicas para famílias carentes. Além disso, a Coopgranéis distribuiu produtos de limpeza e de higiene pessoal.

As doações foram entregues no mês de agosto de 2022 e beneficiaram cerca de 45 pessoas moradoras do município da Serra. A ação ocorreu graças à disponibilidade e ao espírito de colaboração de dez voluntários da cooperativa.


Tags

cases ods dia c

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop