Três cooperados da cooperativa Cafesul, localizada no Sul do Espírito Santo, foram anunciados vencedores na categoria Canéfora do concurso nacional de café Coffee of the Year (COY) 2024. O resultado da premiação foi divulgado na última sexta-feira (22), em Belo Horizonte (MG).
O cafeicultor Antônio Landi, do município de Jerônimo Monteiro, garantiu o 1° lugar. O casal de cooperados Neuza Maria de Souza e Luiz Claudio de Souza, que moram em Muqui, ficou em 2° e 5° lugar, respectivamente. As amostras de café desses produtores foram as mais bem avaliadas entre as sete amostras finalistas de cooperados de coops capixabas.
A premiação ocorreu durante a Semana Internacional do Café (SIC), e o analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES Vinícius Schiavo acompanhou o momento em que os cooperados foram chamados para subirem ao palco. O profissional acredita que o resultado reforça o protagonismo e a excelência da cafeicultura capixaba.
“O Espírito Santo mais uma vez mostrou a força de sua cafeicultura, e a qualidade do café conilon das nossas cooperativas contribuiu para esse feito. O nosso estado também conquistou o prêmio de melhor café arábica, o que comprova o trabalho de excelência do setor cafeeiro capixaba, seja em termos de quantidade ou de qualidade”, considera.
Schiavo ainda enaltece a integração proporcionada pelo evento. “A participação de todos os elos da cadeia do café, por meio da união das instituições parceiras desse setor produtivo, foi um sucesso absoluto e agradou todo o público do evento”, avalia.
Cooperados da Cafesul que venceram o COY 2024:
- 1° lugar: Antônio Cézar Demartini Landi – Sítio do Pedrão (Jerônimo Monteiro)
- 2° lugar: Neusa Maria da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro (Muqui)
- 5° lugar: Luiz Claudio de Souza – Sítio Grãos de Ouro (Muqui)
Tags
sistema ocbes cafesulFonte: Sistema OCB/ES