O cooperativismo capixaba ampliou a sua participação e representatividade no Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES). O órgão agora conta com a Comissão de Contabilidade da Área Cooperativista, criada por meio da Resolução CRC-ES nº 492, de 24 de julho de 2025.
A comissão foi constituída para aprofundar estudos sobre normas e práticas contábeis específicas das sociedades cooperativas, com o objetivo de melhorar a transparência e a qualidade das informações geradas e fomentar boas práticas de governança e gestão contábil.
O gerente de Contabilidade do Sicoob ES, Wanderson Silveira, idealizou e incentivou a criação da comissão. O Sistema OCB/ES, por sua vez, articulou as tratativas com o CRC-ES. Em resposta, o presidente do conselho regional, Walterleno Noronha, acatou a sugestão, concedendo o aval para a criação da comissão e nomeando seus integrantes.
A resolução que deu origem ao grupo explica que ela será composta por um coordenador, um coordenador adjunto e, no máximo, mais 19 membros, não podendo extrapolar o limite de 21 participantes. Até o momento, o total de participantes é 13.
O assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES Victor Lima assumirá o cargo de coordenador da comissão. A indicação partiu do presidente do CRC-ES. Outros quatro colaboradores do Sistema OCB/ES farão parte do grupo: os analistas contábeis tributários Andréa Silvério, Letícia Moraes e Rafael França e o coordenador e contador Henrique Gasparini.
Contadores de cooperativas, tanto internos quanto terceirizados, também integram a comissão, garantindo a representação de sete ramos do cooperativismo capixaba: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Saúde; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Transporte.
Os membros terão como atribuições elaborar e aprovar seu plano de trabalho e cronograma de reuniões; realizar reuniões periódicas para o desenvolvimento de suas atividades; produzir relatórios técnicos, notas e informativos sobre os temas estudados; e apresentar ao plenário do CRC-ES os resultados e as propostas decorrentes de seus estudos.
O coordenador da comissão, Victor Lima, considera que o espaço de debate recém-criado reforça a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento da economia capixaba. “Poderemos fortalecer ainda mais a atuação de todos os profissionais engajados com o tema, ampliando resultados e impactos positivos para o cooperativismo. Também conseguiremos dar luz aos futuros profissionais da contabilidade, para que conheçam essa importante frente de atuação e contribuam com o seu desenvolvimento”, avalia.
Para o analista contábil tributário Rafael França, a criação da comissão representa uma conquista histórica para o Sistema OCB/ES, ao possibilitar discussões e construções coletivas que visam ao aperfeiçoamento da prática contábil aplicada às sociedades cooperativas. “É uma honra representar o Sistema OCB/ES nesse colegiado e contribuir com discussões que impactam o setor cooperativista. Estarei empenhado em propor ações para propagar as melhores práticas contábeis e inovações entre os profissionais contabilistas que atendem as cooperativas”, destaca.
A analista contábil tributária Andréa Silvério também considera a comissão um marco para as duas instituições que dela se beneficiam. “De um lado, temos o Sistema OCB/ES, que representa o cooperativismo. Do outro, o CRC-ES, que defende e fiscaliza os profissionais da Contabilidade. Uma parceria entre essas organizações agrega benefícios mútuos, como a promoção da transparência, boas práticas de governança, estímulo à inovação e melhoria contínuas de gestão”, pondera.
Para o coordenador Henrique Gasparini, a comissão é fundamental para fortalecer o papel do contador dentro das cooperativas. “O cooperativismo tem um papel essencial na economia, especialmente por seu foco em inclusão e geração de renda. Irei contribuir oferecendo uma visão técnica aliada à sensibilidade para com os valores desse modelo de negócio, apoiando na disseminação de conhecimento contábil específico sobre cooperativas, na capacitação de profissionais e na construção de diretrizes que valorizem ainda mais esse movimento”, considera.
Membros da comissão
Abaixo, conheça os integrantes da Comissão de Contabilidade da Área Cooperativista do CRC-ES, oficialmente nomeados pela Portaria CRC-ES n° 069. O grupo inclui contadores internos e profissionais de escritórios de contabilidade terceirizados.
- Victor Henrique Ribeiro Lima - coordenador (Sistema OCB/ES)
- Rafael Ricci França – coordenador adjunto (Sistema OCB/ES)
- Ana Carolina Leal Barreto (Selita)
- Andréa Zóboli Silvério (Sistema OCB/ES)
- Edmar Mengol Bromochenkel (Cooproves, Coopprest-ES e Manualidadeterapia)
- Henrique Pessin Gasparini (Sistema OCB/ES)
- Juliana Moreira (Nater Coop)
- Letícia Barbosa Almeida de Moraes (Sistema OCB/ES)
- Lohainy Maria Lube de Gouveia (Cooperfruit, Coopram, Coopginger, CEL e Cooperação)
- Valdirene de Souza Menegardo (Coopcastelo, Coop-Serve, Cooteva, Uninter, Usimed Sul Capixaba, Unimed do Espírito Santo, Coopangio, Coopercipes, Cootes, Agrocoop, Cooptures e Coopertralles)
- Victor José da Silva (Unimed Sul Capixaba)
- Wanderson Vieira da Silveira (Sicoob Central ES e suas singulares e Ciclos)
- Wdirley de Moraes (Selita)
Tags
sistema ocbes crc-esFonte: Sistema OCB/ES