Carregando...
Brasil e Mundo

Conheça os principais pleitos do cooperativismo para 2024

Edição n° 138 do Panorama do Coop detalha a nova Agenda Institucional do Cooperativismo


16/05/2024 16:23
Compartilhe

Na terça-feira (14), o Sistema OCB lançou a 18ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo. A publicação destaca os principais temas que impactam nosso modelo de negócios, servindo como um instrumento essencial para definir as prioridades do setor. Além disso, ela auxilia na promoção de um ambiente político, judicial e econômico que favoreça o crescimento do movimento cooperativista no Brasil. O evento contou com a presença 3 mil lideranças cooperativistas e diversas autoridades dos Três Poderes, nos âmbitos municipal, estadual e federal.

A Agenda Institucional do Cooperativismo é um instrumento utilizado para conectar o cooperativismo com os Três Poderes da República e garantir que o setor cooperativista continue a se desenvolver como um modelo socioeconômico que impulsiona a economia e contribui para que o país seja mais justo e próspero.

A agenda funciona como um filtro estratégico para as cooperativas, ajudando-as a definir prioridades e garantindo que os pleitos de maior impacto sejam devidamente defendidos. Além disso, ela reforça a legitimidade das reivindicações, pois é construída com base nas necessidades reais das mais de 4,7 mil cooperativas brasileiras. A agenda ainda se apresenta como uma das formas que o Sistema OCB realiza a prestação de contas da representação institucional, evidenciando a priorização de sua atuação perante os Três Poderes.

Ademais, a agenda serve como um guia para as autoridades dos Três Poderes, norteando as prioridades do movimento cooperativista, facilitando a tomada de decisões de representantes do poder público e reduzindo riscos regulatórios. Ela também evidencia o compromisso das cooperativas com a inclusão produtiva, a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento de suas comunidades.

Na edição número 138 do boletim “Análise Política”, o Sistema OCB apresenta os principais pleitos do cooperativismo para 2024 e traz os destaques do evento de lançamento da 18ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo. Clique aqui para acessar o documento.


Tags

panorama do coop

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop