Carregando...
Espírito Santo

Como a Nater Coop se reinventou: um case inspirador de rebranding no agro

Conheça os bastidores da transformação da Coopeavi em Nater Coop, uma das maiores cooperativas agropecuárias do Espírito Santo


18/07/2025 08:59 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Quer entender mais sobre branding e renovação de marca? Um vídeo publicado no canal do Sistema OCB no Youtube aborda esses assuntos de forma clara e com um exemplo real: o rebranding da cooperativa Nater Coop.

A gravação foi realizada durante a Semana de Competitividade 2025, que ocorreu entre os dias 9 e 11 junho, em Brasília. Toda a programação do evento girou em torno da comunicação. Por isso, um dos entrevistados no Estúdio Coop foi o gerente de Comunicação e Marketing da cooperativa agropecuária Nater Coop, Wayne Pellacani. 

Junto com a professora e palestrante Martha Terenzzo, o convidado falou sobre a importância do branding e da renovação das marcas, tomando como exemplo o case da Nater Coop.

Ao longo da entrevista, foram abordados os desafios da mudança, as etapas do processo de rebranding, a necessidade de contar com parceiros competentes e a importância da autenticidade e do envolvimento dos colaboradores. Assista:

Case de rebranding da Nater Coop

A Nater Coop tem matriz no Espírito Santo, mas também atua em Minas Gerais. A coop foi fundada em 1964 para viabilizar a avicultura de postura na região Serrana do Espírito Santo. Por isso, durante muitos anos carregou o nome Coopeavi.

Com o tempo, o negócio adotou uma estratégia de diversificação, chegando a novos mercados, como bovinocultura, cafeicultura, pepericultura, lojas agropecuárias, fábrica de rações, postos de combustíveis e lojas de convivência, supermercados e varejo. Nessa fase, o nome Coopeavi e seu posicionamento eram limitantes para o crescimento e comunicação da coop.

O processo de rebranding se desenrolou entre 2021 e 2022, com o objetivo de posicionar a cooperativa como uma instituição plural e diversificada. A renovação englobou atividades como projeto de naming, posicionamento de marca, universo visual e verbal, arquitetura de marca e adaptação do time de marketing e comunicação para atuar no novo contexto.

Diversos atores foram envolvidos na transição: diretoria eletiva, diretoria contratada, gerências executivas, lideranças seniores da cooperativa, stakeholders, cooperados e agência Ana Couto, referência em branding. Em complemento, foi criado um comitê de branding, que conduziu o projeto junto à consultoria. 

Como resultado, o posicionamento da cooperativa se tornou uma referência no cooperativismo e no agro capixaba, por trazer um discurso e comportamento de marcas organizados. O projeto também viabilizou um alinhamento cultural com os colaboradores e um maior engajamento dos cooperados.


Tags

sistema ocbes nater coop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop