Carregando...
Espírito Santo

Comissão de cooperativismo do CRC-ES realiza a sua primeira reunião

O objetivo do encontro foi apresentar o propósito do grupo e construir o plano de trabalho que irá guiar suas atividades nos próximos meses


26/09/2025 10:27 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Na última segunda-feira, dia 22 de setembro, foi celebrado o Dia do Contador. A data é uma homenagem ao dia de criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 1945.  E foi nessa data pra lá de especial que a recém-constituída Comissão de Contabilidade da Área Cooperativista do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) realizou o seu primeiro encontro.

A sessão inaugural da comissão, que aconteceu de forma virtual, contou com a presença de dez dos seus 13 membros, além da participação de dois convidados especiais. A reunião foi conduzida pelo coordenador da comissão, o assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES, Victor Lima. Rafael França, analista contábil tributária da instituição, que ocupa o cargo de coordenador adjunto da comissão, também colaborou com andamento da sessão.

O primeiro encontro teve como objetivo principal discutir as normas e diretrizes de funcionamento da comissão, promover a integração entre os membros do grupo, discutir o seu propósito e papel estratégico e planejar os próximos passos e ações que serão desenvolvidas por meio da estruturação de um plano de trabalho.

“O propósito da nossa comissão é compartilhar a expertise de cada um de nós com a classe contábil e assim permitir que a gente consiga avançar e trazer ganhos e benefícios para todos os profissionais da contabilidade. Também queremos alcançar e preparar os estudantes de Ciências Contábeis, fomentando a entrada de novos profissionais munidos de conhecimento na área”, pontuou o coordenador Victor Lima.

Em sua fala, ele também elencou desafios e oportunidades no cenário contábil cooperativista, mencionando que a comissão suprirá lacunas enfrentadas pelo setor, como a escassez de informações e materiais especializados em contabilidade cooperativa. 

Apresentação dos membros

A primeira reunião da Comissão de Contabilidade da Área Cooperativista do CRC-ES também foi marcada pela apresentação dos seus membros, que compartilharam sua trajetória na área de contabilidade cooperativa e contaram sobre suas áreas de atuação e de especialidade dentro da profissão. 

Edmar Mengol, que tem um escritório que atualmente atende as cooperativas Cooproves, Coopprest-ES e Manualidadeterapia, falou sobre a lacuna de informações existentente na contabilidade cooperativa e como a comissão irá contribuir com isso.

“Existe uma lacuna muito grande na formação contábil quando se trata de cooperativas. Lecionei na faculdade por muito tempo e pude perceber que o tema era abordado de forma superficial. Muitos profissionais ainda tratam cooperativas como empresas convencionais, sem compreender suas particularidades. Já vi planos de contas genéricos sendo aplicados, o que compromete a essência do modelo. Por isso, estou à disposição para colaborar com essa comissão, que vem para somar e fortalecer a contabilidade cooperativa no Espírito Santo”, afirmou.

Em sua apresentação, a analista contábil tributária do Sistema OCB/ES Leticia Moraes falou sobre a sua chegada na contabilidade cooperativista, que ocorreu há pouco mais de um ano, e já demonstrou entusiasmo com a constituição do grupo.

“Estou muito contente com a criação dessa comissão porque acredito que nós, enquanto profissionais, somos carentes em saber mais sobre o cooperativismo, e a comissão será excelente para suprir essa necessidade. O núcleo que está se formando é pujante, com profissionais inteligentes que irão discutir temas relevantes para a nossa área de atuação”, pontuou.

Plano de trabalho da comissão 

Após as falas dos membros da comissão presentes, o coordenador Victor Lima conduziu a discussão para a elaboração do plano de trabalho que irá guiar os próximos passos do grupo. O profissional apresentou sugestões de atuação focadas em eixos como diagnóstico do setor, capacitação técnica, produção de materiais orientativos e realização de eventos estratégicos.

Uma proposta apresentada pelo contador do Sicoob Central ES, Wanderson Vieira, foi a priorização da Reforma Tributária como um tema estratégico. A ideia é buscar entender e debater as dores e os impactos da reforma para cada ramo do cooperativismo, mostrando o que muda na realidade das sociedades cooperativas e dos cooperados.

Os demais contadores pressentes enriqueceram o debate e acrescentaram a necessidade de o grupo promover debates, eventos e capacitações sobre a aplicação da Reforma Tributária na prática, indo além da interpretação da legislação e focando em casos práticos, calculadora de cenários, simulações e outros.


Tags

sistema ocbes comissão coop crc

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop