Carregando...
Espírito Santo

Com nova fábrica, Clac projeta ampliar produção e gerar empregos em Alfredo Chaves

Parque Industrial Vitório Benincá foi inaugurado em evento na última sexta (19)


24/05/2023 13:09
Compartilhe
Foto: reprodução/Clac

A Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac) inaugurou na última sexta-feira (19) a nova fábrica dos Produtos Alfredenses. O evento reuniu, entre os cerca de 500 presentes, autoridades, representantes da sociedade civil, funcionários e cooperados.

Localizada em Cachoeira Alta, o Parque Industrial Vitório Benincá, em homenagem ao cooperado mais antigo da Clac, é resultado de um investimento de quase R$ 6 milhões e vai ampliar a capacidade de produção da empresa, assim como gerar mais vagas de trabalho na região. O parque industrial começa a operar em junho.

“É um sentimento de realização, de dever cumprido. Eu acho que nossos cooperados mereciam isso, e com certeza vamos galgar muito mais, com novos produtos, de melhor qualidade. Essa fábrica é uma vitória de todo mundo”, comemorou o presidente da Clac, Rolmar Botecchia.

Para o diretor executivo do Sistema OCB/ES e vice-presidente do Sebrae/ES, Carlos André de Oliveira, o Carlão, o trabalho de cooperativas como a Clac representa uma força para a economia local.

“É de grande importância na geração de empregos e salários, trabalho e renda, desenvolvimento sustentável, ações de cidadania, oportunidades e inovação. Onde as cooperativas atuam, em todo o Brasil, em especial no Espírito Santo, elas contribuem para que o IDH daquelas localidades seja superior à média. Isso é um estudo do IBGE. Porque onde há cooperativismo pujante há uma oportunidade maior de um equilíbrio no desenvolvimento das cidades”, explicou.

Fábio Novaes, presidente do Sicoob Sul Litorâneo, ressaltou as décadas de trabalho da Clac, relembrando a participação de seu avô na fundação da cooperativa. “A gente fica muito orgulhoso em ver que para cidade e para as famílias isso é muito importante, chegar com uma obra bem estruturada, empregando e gerando renda.”

Além da modernização, o aumento de produção também é um dos principais objetivos da cooperativa com a nova fábrica, é o que aponta a consultora de tecnologia em laticínios Vanderlene Caetano. “Teremos novos produtos. Além do que já existe, vamos entrar com doce de leite pastoso, ricota, queijo minas padrão, queijo prato e outras novidades”, elencou.

O deputado estadual Tyago Hoffmann também prestigiou o evento e elogiou o investimento na nova construção. “A Clacé um dos empreendimentos mais importantes de Alfredo Chaves e região, e quando ela faz uma fábrica linda dessa, moderna e que amplia sua produção é geração de emprego e renda, que nós focamos no nosso mandato.”

Com 60 anos recém completados, a Clac também realizou, sob a presidência de Rolmar Botecchia, outros investimentos nos últimos anos, como o Supermercado Clac e a reforma e ampliação da Agroclac.

Feliquex Bissa, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale do Benevente pontuou o fortalecimento do sistema de cooperativas da região com o investimento da Clac. “Esse lançamento que a Clac faz vem fortalecer esse trabalho belo que tem sido feito por eles em integrar o produtor e dar garantias de emprego e renda no município.”

Secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, destacou o papel do cooperativismo na economia agrária. “É ótimo momento. O cooperativismo reúne, dá escala, dá dimensão, e esse movimento da Clactem tudo a ver. Em um arranjo da pecuária, que vive uma crise na oferta de leite, fazer um investimento é uma atitude para integrar e voltarmos à geração de emprego e renda na pecuária leiteira.

Fonte: Folha Online ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop