Carregando...
Espírito Santo

Colaboradores do Sistema OCB/ES participam de imersão para alinhamento da equipe

A capacitação ocorreu no último dia 19 de maio e contou com a presença dos colaboradores, estagiários e prestadores de serviço terceirizados da organização


31/05/2023 15:40 - Por Amanda Kfuri e Emilly Rocha
Compartilhe
Foto: divulgação/ Sistema OCB/ES

No último dia 19 de maio, o Sistema OCB/ES promoveu um dia de imersão e capacitação interna para os seus colaboradores. O evento aconteceu no Hotel Sheraton Vitória e teve a participação de todos os membros da organização, incluindo estagiários e prestadores de serviço terceirizados. 

O encontro para o time de excelência do cooperativismo capixaba teve o nome de Eleva ES, inspirado no Eleva realizado em Brasília pelo Sistema OCB, e sua temática foi o universo espacial, levando todos os participantes rumo ao Planeta Coop. O objetivo integrar os colaboradores de todos os setores para que pudessem alinhar pautas relevantes para o fortalecimento do coop no Espírito Santo.

PROGRAMAÇÃO E OBJETIVOS 

A programação, que durou todo o dia, foi repartida em quatro eixos estruturantes, sendo eles: Representação, Desenvolvimento Cooperativista, Comunicação e Planejamento. 

A abertura do evento foi delegada ao diretor-executivo da instituição, que demonstrou o seu entusiasmo com o momento de integração e trabalho. “A proposta para hoje é que tomemos conhecimento de todos os processos realizados dentro do Sistema OCB/ES, para que possamos atender nossas cooperativas com excelência. O dia será de muito trabalho e aprendizado, para que a partir da próxima semana apliquemos todos os conhecimentos adquiridos aqui em nossos postos de trabalho”, disse Carlos André Santos de Oliveira.

A primeira apresentação ficou com o comando do gerente de Desenvolvimento Cooperativista da organização, Valdemar Fonseca, que compartilhou oportunidades e desafios do cooperativismo. O gestor compilou as principais tendências de consumo, dentro das áreas que abrangem os sete ramos do movimento, e apontou quais o modelo de negócio já atende e quais ainda pode explorar com o intuito de alcançar maior público e melhores resultados.

Ademais, Fonseca expôs um desafio comum para as coops: alcançar o crescimento sustentável em um mercado cada vez mais competitivo. Para isso, ele mostrou que é preciso focar na geração de valor nos produtos e serviços vindos de cooperativas e no atendimento de excelência. Para finalizar, Fonseca argumentou sobre a importância dos dados para a gestão estratégica, citando como exemplo a coleta feita pelo Censo Cooperativista no Sou.Coop.

Dando continuidade às falas da Gerência de Desenvolvimento Cooperativista, a analista de Theresa Raquel mostrou um panorama atual do nível de maturidade das cooperativas capixabas, pois o Sistema OCB/ES possui a missão de desenvolvê-las e torná-las cada vez mais competitivas.

Para cumprir esse objetivo, Raquel destacou a importância da oferta de soluções para que as cooperativas possam se relacionar, encantar e gerar valor no mercado. Essa postura ajudará o Sistema OCB/ES alcançar a sua visão estratégica, que prevê que, até 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sua competitividade, integridade e promoção da felicidade dos cooperados.  

Além disso, na sociedade atual, a representação política e institucional é essencial para os modelos de negócios. Sob essa perspectiva, David Duarte, assessor de Relações Institucionais, abordou normativos, legislações e políticas públicas que impactam o movimento cooperativista. 

Durante a apresentação, o assessor também ressaltou o mérito do Sistema OCB/ES na conquista da sanção das leis municipais do cooperativismo nos municípios de Linhares, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Vila Velha e Serra. 

Ao falar sobre conquistas, é necessário mencionar a eficiência na elaboração das estratégias de visibilidade do cooperativismo. Para dar enfoque a esse tema, o analista de Comunicação Júlio Miguel e a assistente Síntia Ott citaram as estratégias comunicacionais do movimento cooperativista brasileiro, centradas no movimento SomosCoop, que está de cara nova, por meio da campanha Bora Cooperar.  

Seguindo a lógica de investir em ferramentas que estimulem o desenvolvimento do cooperativismo no estado, os colaboradores da Gerência de Desenvolvimento Cooperativista Marcos Vinícius e Victor Lima apresentaram alguns produtos e serviços oferecidos pelo Sistema OCB/ES que contribuem para o aprimoramento?organizacional das cooperativas.

MÃOS À OBRA 

Durante a tarde, o time de excelência do cooperativismo capixaba teve a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos previamente e, com criatividade, pensarem em melhorias para os serviços prestados pela organização estadual, além de refletirem sobre os processos e o papel de cada um dentro do planejamento estratégico da instituição.

A gerente Administrativa Financeira Rose Favalessa e o coordenador de Operações Glauber Vieira mencionaram a importância de ações planejadas para alcançar qualquer objetivo. Os gestores repassaram, ainda, uma meta que é compromisso de todos os cooperativistas brasileiros:  fazer com que, até 2027, o movimento alcance um trilhão de prosperidade.

Depois da bagagem de conhecimento adquirida sobre planejamento, os colaboradores, divididos em equipes, tiveram que solucionar desafios, apresentando os caminhos e os processos necessários para enfrentar obstáculos e aprimorar os serviços oferecidos em prol do desenvolvimento das coops capixabas. As soluções formuladas por cada equipe foram compartilhadas com o restante dos colegas por meio de um pitch (apresentação curta e direta sobre um projeto). 

O tema introduzido por Favalessa e Vieira foi aprofundado em uma apresentação sobre o Planejamento Estratégico (PE) da organização. O PE é essencial para mapear processos, identificar indicadores e cumprir a missão de uma organização seguindo os seus valores. Por isso, as colaboradoras Vitoria Ponte e Juliana Rangel falaram sobre os processos e indicadores mapeados na cadeia de atuação do Sistema OCB/ES. Como exercício prático, cada membro da equipe teve que se identificar dentro do mapa estratégico da organização estadual.

Para finalizar o evento, o time do Sistema OCB/ES teve oportunidade de assistir a uma palestra inspiradora do empreendedor Léo Carrareto, que proporcionou momentos de troca de experiências, além de uma reflexão sobre o papel de todos na jornada de sucesso do cooperativismo capixaba.  

A ORIGEM DO ELEVA  

O Eleva Espírito Santo surgiu de uma deliberação da diretoria-executiva e da presidência do Sistema OCB/ES. Após terem participado do Eleva promovido pela organização nacional do Sistema OCB, o diretor-executivo Carlos André Santos de Oliveira e o presidente Dr. Pedro Scarpi Melhorim se inspiraram na ideia de sucesso e decidiram realizar um evento em moldes similares, mas voltado aos colaboradores, estagiários e terceirizados da organização estadual capixaba.

O Eleva foi uma capacitação promovida pelo Sistema OCB, que ocorreu durante o último mês de março, em Brasília. Entre os dias 14 e 15 de março, colaboradores de organizações estaduais do Sistema OCB estiveram reunidos para uma capacitação interna e troca de experiência entre times de excelência. A programação do evento também contou com momentos de transmissão virtual destinados aos colaboradores que não foram até Brasília. 

Uma comitiva de 20 pessoas do Sistema OCB/ES prestigiou o evento presencialmente. O restante da equipe acompanhou a programação online, diretamente da Casa do Cooperativismo Capixaba.  

Os dois dias de evento foram marcados por uma série de momentos que promoveram a integração dos times e o compartilhamento de conhecimentos. Os participantes puderam acompanhar palestras ministradas por nomes de peso como Arthur Igreja e Elias Leite.  

Além do mais, os cooperativistas foram convidados a colocar a mão na massa. Colaboradores foram divididos em salas temáticas (Comunicação, Planejamento, Desenvolvimento Cooperativista e Representação) para discutir desafios e propor soluções para os principais entraves dos setores.

Fonte: Sistema OCB/ES


Tags

sistema ocbes eleva es

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop