Carregando...
Espírito Santo

CNC conhece boas práticas de cooperativas capixabas na cafeicultura

Membros do Conselho visitaram a Cooabriel, a Cafesul e a Nater Coop para entender projetos de sustentabilidade e protagonismo feminino que deram certo no Espírito Santo


19/11/2024 17:57 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto: divulgação

Três representantes do Conselho Nacional do Café (CNC) estiveram no Espírito Santo entre os últimos dias 12 e 14 de novembro. O grupo veio ao estado para apresentar o Programa Café Produtor de Água, idealizado pela instituição, e para visitar cooperativas de café locais.

Pelo CNC, participaram da imersão o presidente do conselho, Silas Brasileiro; o consultor Devanir Garcia; e a assessora técnica Luiza Kreimeier. Membros do Sistema OCB/ES e de cooperativas capixabas também acompanharam as atividades.

Após detalharem o programa em questão, em uma reunião realizada na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória, o grupo se deslocou para o interior do estado. A imersão incluiu visitas às sedes das cooperativas Cooabriel, em São Gabriel da Palha; Cafesul, em Muqui; e Nater Coop, em Santa Maria de Jetibá.

Durante dois dias intensos, o grupo pôde ver de perto as práticas sustentáveis já implementadas por essas cooperativas e que poderão ser integradas ao Programa Café Produtor de Água.

Na região Norte do Espírito Santo, a atração foi o apiário da Coobriel, um projeto-piloto criado pela coop para conciliar a apicultura às lavouras de café conilon dos cooperados. Já no Sul do estado, o grande interesse era conhecer o Póde Mulheres, grupo que reúne mais de 30 cafeicultoras que se dedicam à produção de cafés especiais. Na região Centro-Serrana, os membros do CNC puderam ver as instalações da Nater Coop, cooperativa que atua em diversos segmentos, incluindo a cafeicultura.

“Esses dias de imersão representam anos de debate e avanços na busca por uma cafeicultura capixaba mais sustentável, reafirmando nosso compromisso com o meio ambiente e a valorização das nossas cooperativas”, avalia o analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Vinícius Schiavo, que participou das visitas.

O presidente do CNC elogiou as boas práticas da cafeicultura capixaba e o exemplo dado pela Cooabriel ao unir a cultura à preservação das abelhas. “Aqui a qualidade do café vem do investimento no apiário, que é algo realmente extraordinário. Ninguém vê isso lá fora. Esse adicional vem da preservação do meio ambiente, onde as abelhas estão sobrevivendo e polinizando para que possamos ter um café diferenciado”, enalteceu.

Durante a visita na Cooabriel, o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, enfatizou a relevância da implementação do programa do CNC na região. “Estamos inaugurando um projeto muito importante aqui em São Gabriel da Palha, que vai trazer inúmeros benefícios para o setor cafeeiro e para a nossa sustentabilidade. Agradecemos ao presidente Silas por ter vindo ao município para que possamos dar início a essa iniciativa”, reconheceu.

O analista Vinícius Schiavo também ressaltou as contribuições que o programa trará para a cultura do café no estado. “A iniciativa está alinhada às tendências globais para a cafeicultura sustentável. Nosso solo e água são recursos preciosos, e essa proposta reflete o compromisso em protegê-los. A liderança do Sistema OCB/ES no desenvolvimento e implementação de um projeto tão relevante, que também atende a um antigo anseio das cooperativas capixabas, é motivo de grande orgulho e representa um avanço para o setor”, considera.


Fotos



Tags

sistema ocbes cnc

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop