Carregando...
Brasil e Mundo

7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) recebe 177 submissões

A divulgação de aprovados está prevista para o dia 21 de julho


17/05/2023 14:28
Compartilhe
Foto: reprodução/Sistema OCB

A chamada para os trabalhos do 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), promovido pelo Sistema OCB com o apoio de universidades parceiras, recebeu 177 submissões em todas as modalidades e eixos temáticos, com a participação de 322 autores das cinco regiões brasileiras. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para 21 de julho. Os 50 mais bem avaliados receberão passagens e hospedagens para participar do evento. O encontro traz como tema Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade e o objetivo é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências.

“Recebemos com muita alegria e gratidão os trabalhos dos 322 autores que se dedicaram, por meio de seus projetos, a apresentar desafios e soluções para impulsionar o cooperativismo. Este é o maior evento direcionado exclusivamente para pesquisadores do coop no país, que reúne a comunidade acadêmica e as organizações estaduais do nosso sistema, em defesa de uma economia mais sustentável e solidária. Como neste ano os trabalhos estão direcionados às questões de responsabilidade ambiental, cuidado social e boa administração, o movimento terá mais munição para impulsionar as cooperativas em temas como o ESG”, avaliou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Das 177 submissões, 133 são artigos científicos, sendo 18 correspondem a trabalhos sobre Contabilidade, Finanças e Desempenho; 23 são sobre Educação Inovação e Diversidade; 37 sobre Governança e Gestão; 25 sobre Identidades e Direito Cooperativo; e 30 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais. Outros 19 são artigos de Iniciação Científica, sendo 1 sobre Contabilidade, Finanças e Desempenho; 5 sobre Educação Inovação e Diversidade; 6 sobre Governança e Gestão; 1 sobre Identidades e Direito Cooperativo; e 6 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais. Além disso, outros 25 trabalhos versam sobre Relatos de Experiências, sendo 15 sobre Educação Inovação e Diversidade; 5 sobre Governança e Gestão; e 5 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais.

O 7º EBPC será realizado entre os dias 18 a 20 de setembro, em Brasília. O evento ocorre a cada dois anos e, de acordo com o cronograma, entre 21 de julho e 21 de agosto, serão realizadas as inscrições gratuitas para o encontro dos autores com trabalhos aprovados. Entre 21 de julho e 1º de setembro, serão abertas também as inscrições para participantes.

O encontro é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar, o Sistema OCB disponibiliza gratuitamente em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, a trilha Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. São cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop